O Embaixador da Zâmbia em Angola, Lawrence Chama Chalungumana, afirmou nesta quinta-feira, 10 de Novembro, que o Governo da Zâmbia vai cooperar com Angola para utilizar o Porto do Lobito na exportar os seus produtos e aumentar os níveis das trocas comerciais, dado o seu impacto na integração económica regional de Angola e não só.
O diplomata zambiano, que manifestou esta intenção durante a visita que efectuou ao Porto do Lobito, considerou ser esta, uma instituição de capital importância para a exportação dos produtos da Zâmbia e, com isso, o crescimento económico dos dois países.
Lawrence Chama, que se fez acompanhar por um grupo de empresários do seu país à província de Benguela para conhecer as potencialidades e conformar parcerias de negócios, disse ainda estar impressionado pelos investimentos feitos no Porto do Lobito, uma infra-estrutura que poderá contribuir no desenvolvimento económico de Angola e dos países da região da SADC.
O embaixador disse ainda que Angola e Zâmbia são países irmãos que precisam um do outro, pelo que os governos e empresários estão a trabalhar para aumentar o volume das trocas comercias entre os dois países, usando o Porto do Lobito, dada à proximidade geográfica, tendo recordado que o seu país já exportou para Angola 400 toneladas de sementes.
O presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, explicou, na ocasião, que a visita do embaixador do país vizinho significa o engajamento dos dois governos, que tudo têm feito para que as instituições e empresas possam cooperar cada vez mais, tirando o melhor proveito das potencialidades que cada país tem.
Segundo o responsável, o Porto do Lobito está disponível em criar todas facilidades para a Zâmbia poder importar e exportar os seus produtos, contando também com o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), e garantir a felicidade e bem-estar do povo dos dois países, bem como também, e sobretudo, satisfazer as necessidades dos parceiros e clientes.
Celso Rosas, recordou também que a retoma do escoamento de minério da vizinha República do Congo, através do Porto do Lobito já está em curso desde o dia 15 de Setembro de 2018, e a Zâmbia está apenas dependente da reabilitação do seu ramal ferroviário que irá ligar à linha do CFB.
Acompanharam a visita do embaixador da Zâmbia, a Vice-governadora de Benguela para o Sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro, em Representação do Governador de Benguela Luís Nunes e Administrador Adjunto do Lobito para a Área Social, Ernesto Carolócio, que representou o Administrador do Lobito, Evaristo Kalopa Mário.