A Equipa sénior masculino de basquetebol da Casa do Pessoal do Porto do Lobito derrotou esta sexta-feira 21 de Outubro, no Pavilhão Engenheiro Miranda Guedes, no Lobito, a sua congénere do Clube Desportivo Formação do Kwanza, por 102-72 em partida da primeira jornada do campeonato nacional da modalidade (Unitelbasquet), que disputará até o mês de Abril de 2023.
A agremiação comandada por Mário Belarmino tentou impor-se ainda durante o primeiro período, mas não tiveram pernas e mãos suficientes para travar a máquina portuária que a jogar no seu reduto, lutou para vencer folgadamente a partida e dar alegria a todos benguelenses.
O “cinco” portuário foi obrigado a entrar concentrado, de modo a não se deixar levar pela euforia vinda das bancadas, e ao intervalo, a CPPL levava já vantagem de vinte e quatro pontos (62-38), a formação portuária não deu chances ao CFDK, ao dominar os quatro períodos.
No reatamento, os azuis e branco da terra do flamingo surgiu com outra postura, com mais agressividade na defesa, permitindo que o adversário não marcasse muitos pontos.
Os pupilos de José Caculo (Cinzento) foram aumentando a diferença pontual com o decorrer o último período, tendo atingindo a chapa 100, para a satisfação dos seus adeptos 102-72, foi o resultado final, em jogo que teve transmissão em directo da TPA.
Ciente das suas responsabilidades, o técnico da CPPL, José Caculo (Cinzento) indicou que os mecanismos foram totalmente traçados para uma disputa condigna.
Para o treinador, o êxito deste resultado positivo, é fruto de “consistência, determinação e compromisso com a vitória”, realçou.
Cinzento, congratula-se pelos jogadores e equipa técnica que tem e enaltece também, o empenho da direcção da Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
Já o técnico do CFDK, Mário Belarmino, elogiou o encontro protagonizado pela equipa da CPPL frente à sua, na jornada inaugural do Campeonato Nacional Sénior Masculino de basquetebol, afirmando que apesar da derrota por 102-72, a formação da CPPL foi justa vencedora, mas realçou o facto da formação que representa ter dado tentado dar réplica a CPPL, valorizando o desafio.
Para o jogo deste sábado, 22/10, a CPPL defronta as 18H00, a formação da AKIRA Academy também com transmissão em directo no Canal 2 da Televisão Pública de Angola – TPA
Esta foi uma partida que marcou o regresso de jogos oficiais no Pavilhão da CPPL, que doravante passa a albergar competições nacional após de mais de uma década sem acolher jogos do campeonato nacional.
Prestigiaram a partida, o vice Governador para a área Técnica e Infraestrutura de Benguela, Adilson Gonçalves, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Moniz Silva, a presidente em exercício do Porto do Lobito, Maria Madalena, os Administradores Executivos, Janeth Matana e Cristiano Sobrinho, bem como directores de distintas áreas.