Trabalhadores do Porto do Lobito foram informados, esta quinta-feira, 8 de Fevereiro, sobre as contribuições no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e os benefícios que a lei prevê para todos assegurados. Tal esclarecimento decorreu no âmbito da contínua garantia de uma comunicação transparente e íntegra, pautada pelas recentes mudanças ocorridas resultantes das concessões.
O administrador de Recursos Humanos, Romão de Andrade, que no evento representou o Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, explicou sobre o processo de inscrição dos trabalhadores vinculados à empresa, pagamentos e contribuições e os benefícios a ter em conta no cumprimento desta obrigação que a lei estabelece.
Já o chefe de Departamento de Segurança Social do porto do Lobito, Baltazar João acrescentou, ainda, mais detalhes sobre as contribuições na Segurança Social, a garantia e o direito a pensão por reforma.
O responsável clarificou que as respectivas contribuições na segurança social são feitas pelas entidades empregadoras, sublinhando que o desconto previsto para os trabalhadores é de 3% do salário-ilíquido, enquanto a empresa contribui com 8%.
Informou, por outro lado, que o Porto do Lobito tem as suas contribuições regularizadas no INSS desde Abril de 1992, abrangendo todos os trabalhadores.
No final do encontro, os trabalhadores manifestaram-se satisfeitos pela seriedade e rigor demostrados pelo Conselho de Administração e pelo chefe de Departamento de Segurança Social do Porto do Lobito durante a sessão de esclarecimento, dissipando todas as dúvidas sobre as contribuições no INSS que ainda pairavam no sei de alguns trabalhadores transferidos às concessionárias.
Para o 1º Secretário da Comissão Sindical Ernesto Muabi, “a actividade foi bastante proveitosa, porque os trabalhadores tiveram a oportunidade de apresentarem algumas inquietações, e a empresa aproveitou a oportunidade para sanar todas as dúvidas.”
Participaram do encontro, os administradores de Recursos Humanos, Romão de Andrade, o administrador Técnico, Segurança e ambiente, Cristiano Sobrinho, e o 1º Secretário da comissão sindical, Ernesto Muabi.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.