TERMINAL MINERALEIRO DO PORTO DO LOBITO SOB GESTÃO DA CONCESSIONÁRIA LAR RECEBE PRIMEIRO NAVIO COM MAIS DE 40 MIL TONELADAS DE ENXOFRE AGRANEL

13 Julho, 2024

O navio denominado “LINDSAYLOU” proveniente do Porto de Cape Town-África do Sul, atracou na última (sexta-feira), 12 de Julho, no terminal de mineiro do Porto do Lobito sob gestão da concessionária Lobito Atlântic Railway (LAR) com 40.500 toneladas de enxofre, sendo a primeira carga manuseada enquanto concessionária deste terminal.

A carga originária do Qatar com destino a RDC por via do corredor do Lobito é a primeira importação de enxofre de Angola para o exterior do pais, a mesma mercadoria permanecerá no terminal de mineiro para o ensacamento num período de 6 meses, devido as condições ferroviárias, segundo fez saber o director geral do Terminal mineiro, Fernando Antunes.

Aquele responsável da Lobito atlântic railway, destacou o momento como um marco histórico para a LAR, por dar o início das operações no fortalecimento do comércio internacional de minério para o corredor do Lobito, tendo revelado que nos próximos tempos chegara mais enxofres para Angola com destino a RDC e outros países da região.

Na ocasião, o PCA em Exercício do Porto do Lobito, Cristiano Sobrinho, visivelmente emocionado, observou a descarga do enxofre no terminal de mineiro do porto local, dez anos após da sua inauguração, como uma referência nacional rumo ao desenvolvimento do Corredor do Lobito.

Cristiano Sobrinho, acrescentou dizendo que o momento que hoje testemunhamos, torna ser um começo das grandes operações que se vai movimentar no terminal e que saímos todos a ganhar e economia do país vai crescer. Acredito com o terminal a funcionar em pleno, vai aumentar o número de Jovens ao emprego, conclui.

De realçar que, a Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa concessionária da exploração, gestão e manutenção do terminal de mineiro do porto do Lobito lhe foi atribuída uma concessão de 30 anos ao consórcio constituído pela Trafigura, líder de mercado na indústria global de matérias-primas, pela Mota-Engil, uma empresa internacional de construção e gestão de infra-estruturas, e pela Vecturis SA, um operador ferroviário independente.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.