Porto do Lobito
Segurança & Ambiente
Em 30 de Abril de 1894, Henrique de Lima e Cunha e Brás Faustino da Mota contrataram com o Governo de sua Majestade El-Rei D. Carlos I a construção de um Caminho de Ferro que ligaria a Baía do Lobito às terras de Caconda – então consideradas de grande comércio, contrato que não teve execução.
- VTS
- Seg. Maritima
- ISPS – Code
- Seg. Portuária
- Seg. Ambiental
- Gestão de Resíduos
- Resíduos Líquidos
- Resíduos Sólidos
- Resíduos das Embarcações
O VTS (Sistema de Control de Tráfego Marítimo) tem como objectivo Monitorizar, Controlar e fornecer informações aos navios, e está equipados com:
Radar de identificação automática (AIS), com alcance 160 milhas (257,5 km) náuticas.
VHF de longo alcance de 160 milhas (257,5 km) náuticas, 4 canais com sistemas de gravação automática.
Sistema de Rádio sailor para busca e salvamento (distress).
Sistema de registo e gravação áudio e visual do tráfego marítimo e o sistema meteorológico.
O VTS (Sistema de Control de Tráfego Marítimo) tem como objectivo Monitorizar, Controlar e fornecer informações aos navios, e está equipados com:
Radar de identificação automática (AIS), com alcance 160 milhas (257,5 km) náuticas.
VHF de longo alcance de 160 milhas (257,5 km) náuticas, 4 canais com sistemas de gravação automática.
Sistema de Rádio sailor para busca e salvamento (distress).
Sistema de registo e gravação áudio e visual do tráfego marítimo e o sistema meteorológico.
O International Ship and Port Facility Security Code (ISPS – Code), código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias, é uma norma internacional de segurança para controlo de acessos e monitoramento. As medidas foram adoptadas depois dos atentados de 11 de Setembro em Nova York. Por exigência dos Estados Unidos, os portos do mundo todo tiveram que adoptar medidas especiais de segurança.
As novas disposições formam o quadro internacional através do qual governos, navios e instalações portuárias podem cooperar para detectar e prevenir actos que ameacem a protecção no sector dos transportes marítimos. A fim de determinar as apropriadas medidas de segurança, os Governos devem avaliar a ameaça o risco de um potencial acto ilícito. O Código ISPS fornece uma estrutura padronizada e consistente para o gerenciamento do risco, permitindo a troca significativa e avaliação de informações entre os Governos contratantes, empresas, instalações portuárias e navios. Os requisitos incluem igualmente disposições que estabelecem o direito de um Estado a impor medidas de controlo e execução em navios ou pretendem visitar os seus portos. O mesmo fornece de igual modo aos Governos Contratantes as novas medidas, quando os pressupostos principais não forem atendidos ou quando existam razões claras para a adopção dessas medidas.
O Porto do Lobito tem como uma das suas prioridades a segurança das suas instalações e operações.
A Guarda Portuária, vinculada à CVAPP, responde pela segurança e vigilância patrimonial, controle de acesso de pessoas, veículos e carga, trânsito interno, prevenção e repressão a ilícitos.
O controle de acesso é realizado por meio de 9 portões (gates) distribuídos ao longo dos cais do Porto e nas entradas dos edifício da Direcção Geral e outros pontos de vigilância dentro das chamadas áreas restritas
Assim, O CVAPP, a Guarda Portuária actua 24 horas por dia mantendo a segurança, com uso de novas tecnologias que permitem uma efectiva fiscalização da área de jurisdição portuária.
Com o uso de sistemas de câmaras o CVAPP monitora todo o complexo portuário, exercendo um papel fundamental também na melhoria do fluxo de trânsito na área do Porto, garantindo a sua segurança e fluidez.
A Empresa Portuária do Lobito assume o compromisso de proteger e preservar o ambiente
A Empresa Portuária do Lobito assume o compromisso de proteger e preservar o ambiente através de acções que visam minimizar os impactes, o consumo dos recursos e reduzir a poluição no local onde está inserido. O tratamento dos resíduos sólidos, consumo de água e energia, tratamento dos efluentes líquidos e redução de emissões à atmosfera, são aspectos ambientais que têm merecido a atenção do Porto do Lobito, garantindo o seu controlo e implementando acções que visam minimizar o seu efeito negativo ao ambiente.
Para a gestão dos resíduos produzidos na empresa são adoptadas medidas que visam garantir a protecção do ambiente
Para a gestão dos resíduos produzidos na empresa são adoptadas medidas que visam garantir a protecção do ambiente. Os resíduos são devidamente acondicionados em recipientes de 200 litros distribuídos em vários pontos do recinto portuário, devidamente sinalizados, e recolhidos diariamente para serem levados à lixeira comum, local onde é depositado todo resíduo produzido no Município do Lobito.
Os efluentes líquidos são acondicionados em fossas sépticas e transportados.
Os efluentes líquidos são acondicionados em fossas sépticas e transportados diariamente por um camião cisterna propriedade da empresa e, são levados a bacia de oxidação para tratamento.
Para melhor gestão foi elaborado um mapa de controlo de descarga, o mesmo é assinado pelo operador portuário e o operador da empresa receptora.
Todos os resíduos sólidos são acondicionados em contentores Todos os resíduos sólidos são acondicionados em contentores
Todos os resíduos sólidos são acondicionados em contentores com tampa, recolhidos diariamente e transportados por uma carrinha basculante e levados a lixeira controlada para tratamento.
Apesar de não existirem infra-estruturas apropriadas para a recepção dos resíduos sólidos e líquidos produzidos nos navios
Apesar de não existirem infra-estruturas apropriadas para a recepção dos resíduos sólidos e líquidos produzidos nos navios, estes são recolhidos por uma empresa
usando meios apropriados para o efeito. Estes resíduos são encaminhados a um local, onde lhes são dados o tratamento devido.
Antes da chegada do navio, o agente solicita os serviços, especificando o tipo de resíduo que pretende depositar em terra, e a empresa prestadora dos serviços prepara os meios necessário para a recolha dos mesmos.
O Porto de Lobito – E.P, exerce um conjunto de funções estratégicas que contribuem.
contribuem proativamente para o desenvolvimento sustentável do porto. Neste âmbito a Autoridade Portuária garante a segurança de pessoas, navios, mercadorias, ambiente e ainda das instalações portuárias.