QUADROS DO PORTO DO LOBITO PARTICIPAM NA FORMAÇÃO DE GESTÃO INTEGRADA DE QUALIDADE

16 Maio, 2024

Os quadros do Porto do Lobito, entre Directores, Chefes de Departamentos e Sectores, iniciaram ontem,14 de Maio, um curso na sala de formação do Porto Seco, nos arredores da cidade do Lobito, com o objectivo de implementar o sistema integrado de Gestão de Qualidade (ISO 9001, 14001 e 45000).

O treinamento que terá a duração de 4 dias, tem como propósito capacitar os participantes com as habilidades e conhecimentos necessários para liderar e gerir processos de acordo com as normas ISO. Os consultores responsáveis pela formação Chris Azoka e Dumo Douglas, especialistas em Sistemas de Gestão Integrada com mais de 10 anos de experiência profissional, apoiados pelo Centro de Formação Profissional da Soalemag, uma empresa angolana especializada em consultoria, gestão e desenvolvimento de capital intelectual.

Na cerimónia de abertura, a directora de Recursos Humanos, Manuela José, fez a leitura do discurso da Presidente do Conselho de Administração em exercício, Maria Madalena, enfatizando o crescente compromisso do Porto do Lobito com as boas práticas de gestão, visando assegurar a conformidade e aplicabilidade das políticas e procedimentos portuários ao negócio. Salientou também que a implementação do sistema de gestão da qualidade representa um compromisso contínuo com a qualidade em todas as actividades do Porto do Lobito, abrangendo desde o monitoramento de desempenho até a selecção de fornecedores, reforçando o compromisso com a melhoria contínua.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGI) foi destacado como uma das principais ferramentas utilizadas pelas organizações para garantir a entrega de produtos e serviços de alta qualidade aos clientes.

Por sua vez, os formadores explicaram que um sistema de gestão integrada é projectado para gerir vários aspectos das operações de uma organização, como qualidade, meio ambiente saúde e segurança no trabalho, de acordo com as várias normas.

Segundo os mesmos, o Sistema de Gestão Integrado (SGI) é uma ferramenta que assegura o cumprimento adequado dos requisitos de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho numa organização. “Se a sua empresa possui certificações relacionadas à gestão ambiental, saúde e segurança ocupacional, e controle de qualidade das operações, é fundamental integrar essas certificações para promover a melhoria contínua dos processos” sublinham os formadores, avançando que adoptar esse sistema, a empresa unifica e supervisiona os processos de diversas áreas do negócio em um único local, passando por apenas uma auditoria para obter e renovar suas certificações.

Convém realçar que a norma ISO 9.001 certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade. É por meio dela que a empresa assegura o cliente de que os produtos e serviços possuem um padrão de qualidade e confiabilidade, de acordo com o que foi definido pela empresa, enquanto a ISO 14.001 certifica o cumprimento dos requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite que a organização desenvolva uma estrutura para a protecção do meio ambiente, além de uma rápida resposta às mudanças climáticas.
Já a norma ISO 45.001 certifica o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que visa a protecção da saúde e segurança dos colaboradores da organização. É por meio desse sistema que a empresa assegura que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro, reduzindo e controlando os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.