QUADROS DO PORTO DO LOBITO ASSUMEM COMPROMISSO DE DIFUNDIR A NOVA LEI GERAL DO TRABALHO

26 Março, 2024

QUADROS DO PORTO DO LOBITO ASSUMEM COMPROMISSO DE DIFUNDIR A NOVA LEI GERAL DO TRABALHO

Os quadros do Porto do Lobito assumiram esta terça-feira, 26 de Março, no Lobito, Província de Benguela, o compromisso de difundir amplamente a nova Lei Geral do Trabalho, que entrou em vigor hoje, com vista a sua observação e cumprimento por parte dos trabalhadores.

O compromisso vem expresso no Comunicado Final do IVº Encontro de Quadros do Porto do Lobito, que decorreu no salão nobre da Administração Municipal do Lobito sob o lema “ Porto do Lobito rumo ao desenvolvimento económico”, realizado por ocasião do nonagésimo sexto aniversário desta unidade portuária.

Os participantes reconheceram a importância de se evitar a partilha de informações em ambientes inapropriados, não permitir a entrada ou saída de meios ou instrumentos críticos sem autorização superior, limitar o acesso e circulação de pessoas em áreas reservadas mediante a utilização de passes e placas de sinalização.

Os quadros do Porto manifestaram a necessidade de estabelecer mecanismos para a detecção de saída não autorizada de documentos sensíveis, limitar a entrada de telefones com câmaras em áreas sensíveis e classificar os documentos em formato de papel.

Manifestaram ainda a necessidade do uso de máquinas destruidoras de papel, depositar as pastas de arquivo documental em armários com chaves seguras ou cofres, não receber colaboradores que se fazem acompanhar de telemóvel em ambientes críticos, bem como a alteração periódica de palavra- passe.

No encontro ficou ainda patente a necessidade da criação de um gabinete de análise de dados, a implementação de domínio intranet e internet no âmbito das boas práticas informacionais, a criação de relação de confiança entre colaboradores dentro das instituições e reforçar a relação entre todos os parceiros do Corredor do Lobito com vista aos bons resultados.

No quarto encontro de quadros do Porto do Lobito foram discutidos vários temas interessantes. O primeiro focou-se nos aspectos da nova Lei Geral do Trabalho, apresentados pelo respeitado Juiz do Tribunal Supremo, Norberto Capassa. Seguidamente, abordou-se a protecção do conhecimento sensível em comparação com a segurança da informação, tendo como oradores João Fernandes e Mariana Vissolela. O terceiro tema tratou da ética como um princípio inesgotável, sendo Carlos Pacatolo, Presidente do Comité de Ética do Porto do Lobito, o responsável pela prelecção. A seguir, foi discutido o papel do novo operador do terminal polivalente do Porto do Lobito, apresentado pelo representante da África Global Logístics (AGL). Por último, foram discutidos os desafios do Porto do Lobito no contexto actual, apresentado pela Administradora Executiva para a área Comercial e Operações, Janeth Matana.

O IV encontro de quadros foi aberto pelo secretário de Estado para o Sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, em representação do Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, que, de forma remota, realçou a importância do lema escolhido para o evento, uma vez que decorre a poucos dias da entrega da concessão do terminal polivalente ao novo operador, transformando a empresa em Porto Senhorio.
Secretário de Estado expressou a sua gratidão a todos que fizeram parte do seu percurso no passado e os que fazem no presente, tendo felicitado igualmente, os parceiros e clientes, desejando-os profícuas relações.

O Administrador Municipal do Lobito, Evaristo Calopa Mário, em representação do Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes, encerrou o evento solicitando ao conselho de administração do Porto do Lobito que continuem a impulsionar o desenvolvimento sustentável do país rumo ao progresso, considerando o IV encontro de quadros como uma oportunidade de reflexão e aprendizagem em grupo.
Em nome do Governador de Benguela, felicitou todos os trabalhadores do porto do Lobito pelo 96.º aniversário comemorado no dia 24 de Março.

Estiveram presentes no evento o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas e o Presidente do CFB, António Cabral, Administradores executivos e quadros seniores da EPL e dos Caminhos de Ferro de Benguela, órgãos de defesa e segurança, académicos, autoridades tradicionais, entre outros participantes.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.