O Porto do Lobito realizou, na tarde de terça-feira, dia 8 de Abril, um workshop subordinado ao tema “Porto Tecnológico para um Futuro Sustentável”, uma iniciativa da Administração para a Área Administrativa, Financeira, Contabilidade e Património da empresa. O evento decorreu na sala de conferências do Hotel Términus, na cidade homónima, e contou com a participação de administradores, directores, assessores e técnicos da empresa, tendo como objectivo principal discutir a modernização tecnológica e a sustentabilidade como pilares indispensáveis para o desenvolvimento futuro da infraestrutura.
Na sessão de abertura, Celso Rosas, Presidente do Conselho de Administração, destacou a importância fundamental da modernização tecnológica e da segurança operacional. Segundo Celso Rosas, estes aspectos são determinantes para consolidar o Porto do Lobito como um hub estratégico da logística regional, tendo também sublinhado a necessidade de atender às necessidades globais em constante crescimento, incorporando tecnologias avançadas e processos inovadores para garantir a competitividade internacional.
Apesar disso, frisou que, face ao nosso modelo de gestão, a responsabilidade pela infraestrutura permanecerá interna, cabendo aos operadores privados a gestão dos serviços operacionais. No entanto, reconheceu que nada disso será possível sem a nossa maior riqueza: as pessoas que dedicam o seu dia-a-dia ao crescimento do Porto. Para tal, disse, “a capacitação e o desenvolvimento contínuo são essenciais para o sucesso deste processo de transformação, pois somos nós que, com conhecimento, dedicação e inovação, iremos transformar o Porto numa referência internacional em termos de eficiência”.
Hélio Santana e Jorge Marra, especialistas e consultores nacionais da Consultora N2BS convidados para prelectarem no workshop, apresentaram as suas abordagens sobre o impacto da digitalização, automação e inovação na eficiência do porto.
As exposições destacaram a importância de tornar o porto não apenas competitivo, mas também seguro e alinhado com as exigências do comércio global e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A moderação das discussões ficou a cargo de Emanuel Domingos, director de TIC do Porto do Lobito, que moderou um painel rico em debates sobre estratégias para integrar tecnologias avançadas.
Outro ponto essencial abordado foi o papel dos líderes na transformação para um Porto Tecnológico, que teve como orador Lídio Cândido, consultor e docente universitário, e com Arlindo Matias, director de Finanças, como moderador.
Na sessão, o prelector destacou o papel dos líderes na promoção de inovação e adaptação às novas realidades do Porto.Lidio Cândido ressaltou a importância de uma visão estratégica alinhada à construção de uma cultura organizacional que priorize a inovação contínua e melhorias constantes.
Neste painel, foram também apresentados os desafios e oportunidades relacionados à digitalização, automação, sustentabilidade e à necessidade de investimentos em capacitação e inovação para garantir um ecossistema portuário competitivo e alinhado às melhores práticas internacionais.
A troca de experiências entre os participantes foi fundamental para consolidar uma visão compartilhada sobre o futuro promissor do Porto do Lobito.
A iniciativa reflecte uma estratégia visionária e de longo prazo, voltada para inovação e adaptação às constantes transformações do mercado global.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO