O terceiro Conselho Consultivo da empresa portuária do Lobito decorreu esta terça-feira, 4 de Outubro, no Salão Nobre da Administração Municipal, sob o Lema “ Reestruturação e Dinamização do Porto do Lobito como Alavanca para Desenvolvimento Regional”.
Para além de responsáveis da família portuária do Lobito, participaram do evento membros de Conselhos de Administração de Portos Congéneres, representantes da AGT, Capitania, Câmara de Despachantes, transitários e outros parceiros.
Em representação do Governo provincial de Benguela, prestigiou do evento o director do Gabinete de desenvolvimento económico Integrado, Samuel Malesse, e a Administradora Municipal Adjunta do Lobito para a área económica e Financeira, Angélica Simões.
Ao discursar na abertura do Conselho o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, começou por felicitar o Ministro dos Transportes do executivo angolano, Ricardo de D’Abreu, e o governador de Benguela, Luís Nunes, pela sua recondução aos cargos que ocupam como imperativo decorrente dos resultados das eleições gerais de 24 de Agosto deste ano.
Celso Rosas destacou seguidamente a relevância do projecto JUP II Lobito já concluído no Porto do Lobito, o qual afincou as autoridades portuárias num trabalho árduo e competente, com vista a sua instalação com sucesso, numa vitória do executivo sabiamente conduzido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Com a instalação da Janela Portuária Única (JUP II) como ferramenta importante para uma gestão virada ao desenvolvimento sustentável, o Porto do Lobito evoluiu assim para uma era em que o papel tende a ficar para trás ao nível das Operações ligadas ao seu core business, com a digitalização dos processos e a garantia e a rapidez na transição de toda a cadeia portuária.
Os participantes ao Conselho aproveitaram a oportunidade para compartilhar experiências, melhores práticas, dificuldades e soluções no sector marítimo e portuário, bem como debater temas sobre as infra-estruturas e Logística do Corredor do Lobito, Regulamento e Logística, também do Corredor do Lobito, Regulamento, Fiscalização e Inspecção Portuária, Desenvolvimento Tecnológico e o Futuro dos Portos.
Como primeiro tema, os participantes passaram em revista e aprovaram o grau de cumprimento das conclusões e recomendações do segundo Conselho Consultivo do Porto do Lobito realizado em Agosto de 2021.