O Porto do Lobito participou hoje, 29 de Setembro na Conferência Nacional alusiva ao Dia Marítimo Mundial, que decorre na Sala de Conferência do Arquivo Nacional, em Luanda sob o tema “As Novas Tecnologias Para um Transporte Marítimo Mais Ecológico.”
No evento, o Porto do Lobito esteve representado pelo Assessor para os Assuntos Institucionais, Domingos Sebastião, pelo delegado do Porto do Lobito em Luanda, Ornelas Nunda, e por quadros daquela representação, designadamente, António Prata e Felismina Albino.
A referida Conferência é uma iniciativa da Agência Marítima Nacional e tem como objectivos, reflectir sobre a necessidade de apoiar uma transição verde no sector marítimo para um futuro sustentável, Engajar a comunidade marítima nacional à reflexão sobre os desafios em torno do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo País no âmbito da implementação e regulamentação das convenções, bem como fomentar a discussão científica e intercâmbio com empresas ligadas ao sector, para a reflexão sobre a importância da segurança e protecção da navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e a protecção do ambiente marinho.
O Dia Marítimo Mundial que se celebra a 29 de Setembro, é promovido pela Organização Marítima Internacional (IMO). A importância da segurança e proteção da navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e a proteção do ambiente marinho são os motes que justificam a existência deste dia internacional.
Esta celebração constitui, igualmente, uma oportunidade para sensibilizar e dar a conhecer o contributo do trabalho desenvolvido pela IMO e os seus Estados-Membros para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), incluídos na Agenda 2030.
A Conferência foi aberta pela Administradora jurídica e Regulação da Agência Marítima Nacional (AMN), Ana Isabel da Costa.