- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
O Porto do Lobito está presente na 13ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) 2024, que tem como tema “Dinamizar as Potencialidades para Transformar a Economia”. O evento decorre no Estádio Nacional de Ombaka e conta com a participação de mais de 320 expositores.
A abertura do FIB 2024 foi realizada hoje, 22 de Maio, pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, numa cerimónia prestigiada pelo Ministro da Cultura, Filipe Zau, e outras delegações governamentais.
A Feira Internacional de Benguela, inserida nas comemorações do 407º aniversário da cidade de Benguela, reúne mais de 300 expositores nacionais e internacionais. Destaca-se a participação do Porto do Lobito, que este ano apresenta um novo modelo de gestão (Porto Senhorio) após a concessão dos Terminais Polivalente e de Minério.
A instituição está presente com um stand de 36 metros quadrados no pavilhão número-1.
Na abertura do certame, o governador de Benguela afirmou que o Governo de Angola apoia iniciativas de inovação e parcerias que visam gerar prosperidade para todos, salientando que, apesar dos impactos da crise económica mundial e da recessão económica em curso, é necessário coragem e motivação para dar vida a tantos projectos empresariais que muitos empresários nacionais gostariam de implementar. Por isso, disse, acredita-se que as empresas continuarão a criar estabilidade para contornar essa situação.
Luís Nunes também enfatizou a importância das empresas na participação do evento, que busca expandir e promover produtos e serviços que alimentam a economia nacional. A província de Benguela está comprometida com o desenvolvimento, o futuro e o bem-estar do povo, concluiu.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do grupo Evento Arena Bruno Albernais, salientou que o principal objectivo deste ano é conectar as empresas do sul de Angola com o resto do mundo.
Este certame ocorre num momento em que se verificou um aumento significativo de 15% em comparação com o ano anterior na taxa de ocupação do espaço de 22km nas instalações do Estádio Nacional de Ombaka.
Já o presidente do conselho de administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, afirmou que actualmente o porto do Lobito se destaca como um porto de referência, com uma abordagem estratégica e procura de parcerias para futuros projectos, como a implementação do terminal de cabotagem e outros serviços de apoio.
” O nosso objectivo é manter a nossa posição como o centro logístico intermodal do Corredor do Lobito, por isso investimos continuamente no desenvolvimento do capital humano, pois eles são essenciais para garantia de um Porto seguro e aberto ao mundo”, sublinhou o gestor.
Neste início da Feira Internacional de Benguela, Edição nº 13 FIB 2024, várias autoridades e entidades visitaram a exposição do Porto do Lobito, com destaque para o Governador Provincial de Benguela, Luís Nunes, o Ministro da Cultura Filipe Zau, o Governador da Província da Huíla, Nunos Mahapi, entre outras personalidades importantes.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.