Terminou nesta quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, na cidade do Lobito, a formação sobre gestão de concessões e comunicação empresarial. O evento, realizado na sala de conferências do Hotel Términus, reuniu técnicos, directores, assessores e membros do Conselho de Administração do Porto do Lobito, num total de 90 participantes.
A formação decorreu de 30 de Setembro a 10 de Outubro. Esta iniciativa, a primeira de muitas projectadas, resultou de um Protocolo de cooperação entre o Porto do Lobito e o Porto de Sines, de Portugal. As formadoras Dra Fernanda Albino e Dra Ana Rita ficaram satisfeitas com o acolhimento e a participação activa dos 90 formados ao longo dos 10 dias de treinamento.
Fernanda Albino, Administradora do Porto de Sines com vasta experiência em concessões portuárias, incentivou os formados a aplicarem os conhecimentos adquiridos e adaptá-los à realidade do Porto do Lobito, sublinhando que a formação deve ter um objectivo concreto tanto para o trabalhador quanto para a empresa. “Devem aproveitar as lições no nível teórico e prático”, destacou.
Ana Rita Sousa, responsável do Gabinete de Comunicação e Cooperação Internacional , destacou a sua gratidão ao Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, e o descreveu como um visionário que não apenas investe na capacitação dos funcionários, mas também promove a união e o valor do amor dentro da equipa.
A Responsável da Comunicação da APS afirmou estarem orgulhosas de compartilhar momentos enriquecedores com o grupo e manifestou confiança nos desafios futuros.
Celso de Lemos Rodrigues Rosas, Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, expressou a sua profunda gratidão à Autoridade do Porto de Sines e do Algarve (APS), especialmente ao seu PCA Eng José Luís Cacho, e agradeceu por permitir que profissionais experientes partilhassem seus conhecimentos em gestão portuária, concessões e comunicação empresarial durante um período de dez dias em Angola ,em particular no Lobito.
Celso Rosas ressaltou que o Porto do Lobito ainda está na fase embrionária da sua transformação em Porto Senhorio, e destacou a necessidade de todos os colaboradores se capacitarem para executarem bem suas tarefas, enfatizando a importância do investimento na formação. Segundo o Gestor, “o conhecimento é a essência da transformação humana e das organizações e num mundo tão interconexado e interdependente como o Nosso, é imperioso seguir as melhores práticas de gestão.”
Por outro lado, reforçou que os melhores resultados obtém-se investemimentos na formação contínua na medida que o conhecimento é essencial para o sucesso. “O Porto tem todo o potencial para prosperar, e a nossa força de trabalho constitui o elemento fundamental nesse processo,” concluiu.
No final da cerimónia, os formados expressaram satisfação e pediram ao Conselho de Administração a continuação de Actos do género, e comprometeram-se a aplicar o aprendido no dia-a-dia laboral.
Como gesto simbólico, o Presidente do CA presenteou as formandoras com pequenas lembranças e um livro que narra a história dos 96 anos do Porto do Lobito .
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRESA DO PORTO DO LOBITO