- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
O serviço de sangue do Hospital Regional do Lobito, na província de Benguela, foi contemplado com uma doação de sangue dos trabalhadores do Porto do Lobito, dando mais de 18.000cc, correspondente a 40 bolsas de 450cc. O gesto de solidariedade enquadra-se nos festejos do 96º aniversário da unidade portuária uma das mais importante do país, que hoje, 24 de Março se celebra.
A responsável dos serviços de hemoterapia do Hospital Regional do Lobito, Bernardete Nobre, agradeceu o gesto do Porto e sublinhou que o sangue dado vai permitir atender aos casos mais urgentes.
Bernardete Nobre pelou, por outro lado, às outras empresas do Lobito a seguirem o mesmo exemplo, pois o momento que o país vive precisa de ajuda de toda a sociedade, para acudir algumas situações principalmente nos centros hospitalares onde constantemente se ouvem clamores de socorro.
Por sua vez, a directora-geral da Clínica do Porto do Lobito, Mariana Wimbo, disse que os funcionários decidiram dar sangue naquela unidade hospitalar, tendo em vista os apelos constantes das autoridades sanitárias sobre a carência que os hospitais enfrentam. “Este acto de solidariedade não vai ser único, pois, o grupo de voluntários da empresa vai continuar a desenvolver actividades do género, visando minimizar a carência de sangue em várias unidades hospitalares da província”, disse.
Nguevinha Mbaplo, uma das trabalhadoras que já tem doado sangue, fez saber que sentiu-se motivada a fazer este gesto por amor ao próximo, aproveitando também “fazer alguma coisa” pelo Dia do Porto do Lobito, celebrado hoje, apelando as suas colegas a fazer o mesmo, porque sangue é vida e com este gesto podemos salvar pessoas”, enfatizou.
O portuário Domingos Junqueira, doa sangue desde 1994 e disse sentir-se feliz em contribuir para diminuir o sofrimento daqueles que precisam de sangue para salvar as suas vidas.
Já o presidente do Conselho de Administração Celso Rosas, parabenizou os doadores por mais este gesto que visa salvar vidas e garantiu continuar a apoiá-los para que prossigam com este acto humano, assegurando que a acção solidária não para, e sempre que possível, mobilizará os seus funcionários para prestar o apoio necessário, no sentido “de dar vida para salvar vidas”.
Vale recordar que a unidade sanitária já tem contado com apoio de dadores do Porto do Lobito.
Estiveram presentes no evento, o Administrador para as áreas de Recursos Humanos, Romão de Andrade e a administradora de Finanças Maria Madelena, directores, chefes de departamentos e convidados.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.