PORTO DO LOBITO COMPROMETIDO COM PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS

22 Junho, 2021

A Empresa Portuária do Lobito está comprometida em implementar os dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas, com a aprovação pelo conselho de administração, de políticas de qualidade e compliance,  visando  o reforço do sistema anticorrupção.

O anúncio da materialização desse princípio da ONU foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosa, na abertura da jornada de reflexão que decorre sob o lema: “ Ética e Sustentabilidade Empresarial”, em alusão às celebrações do terceiro aniversário da adesão do Porto do Lobito ao Pacto Global das Nações Unidas.

Para o gestor, as disposições anticorrupção e branqueamento de capitais já vigoram na empresa, pelo facto de Angola ser signatária de várias Convenções Internacionais, tais como o Protocolo Anti-Corrupção da SADC e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Celso Rosas salientou ainda que a ética nos negócios, com particular realce às questões que envolvem recursos naturais não renováveis e que geram impactos ambientais relevantes, é extremamente necessária, por se estar a viver num momento social, económico e ambiental de tomada de decisão.

“A omissão e não observância das políticas ambientais podem ocasionar resultados irreversíveis no que diz respeito à conservação da natureza e continuidade das diversas espécies existentes”, lembrou avançando que “a ética deve resgatar valores morais que respeitem a vida, a dignidade humana, o bem-estar não só de si mesmo, mas do outro”.

Adiantou ainda que, “deve emanar a ideia de consumo dos recursos de forma racional e responsável, políticas públicas responsáveis de instrução e educação social, respeitado o direito à vida de outras espécies e seres, pois não somos os únicos condóminos deste planeta”.

O Porto do Lobito aderiu ao Pacto Global da ONU, tornando-se membro há três anos. Um Pacto  que tem por objectivo encorajar o diálogo entre empresas, governos, sociedade civil e demais componentes, aproximando-os pela busca do desenvolvimento de um mercado global mais justo, inclusivo e sustentável.

1Comentário

  • intan, 12 Novembro, 2024
    Reply

    “É necessário aumentar a atenção à sustentabilidade.
    Confira nossa página tambémTelkom University Jakarta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *