PORTO DO LOBITO APRESENTA BALANÇO POSITIVO EM 2022

17 Janeiro, 2023

Um milhão, quinhentos e sessenta e cinco mil e oitocentas e sessenta e três toneladas de carga diversa foram movimentadas no Porto do Lobito durante o ano de 2022, segundo balanço positivo apresentado no dia 16 de Janeiro, pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa Portuária do Lobito, Celso Rosas.

Celso Rosas que falava na cerimónia de apresentação de cumprimentos do novo ano, referiu que no período em balanço o Porto do Lobito registou o movimento de 326 navios com carga diversa, o que representa uma redução de 19% de navios e aumento de 5% de toneladas em relação a 2021, em que foram movimentadas um milhão, quatrocentas e oitenta e sete mil e seiscentos e seis toneladas.

O PCA Celso Rosas fez saber que em relação a carga contentorizada registou-se uma redução na ordem dos 21% de contentores.

Em 2022, a empresa portuária arrecadou mais de catorze mil milhões, setecentos e dois milhões de Kuanzas, como consta do balanço feito pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito.

Para 2023, fez saber o PCA, as espectativas que estão viradas na entrega da concessão do terminal mineraleiro a partir do segundo trimestre deste ano e posteriormente do terminal polivalente, passando desta feita para o modelo de gestão de Porto Senhorio.

O Presidente Celso Rosas destacou como principais desafios, a definição e estabilização de um novo modelo de governação como porto senhorio, a concepção de sistemas de controlo de concessões de áreas dominiais, restauração e organização do capital humano no âmbito das concessões, a recuperação das dívidas dos clientes, assim como a implementação e actualização do Data Center, no quadro do processo de modernização tecnológica.

Na cerimónia de apresentação de cumprimentos do ano novo estiveram presentes, os Administradores Executivos, Assessores, directores e vários Técnicos seniores da empresa portuária do Lobito sob olhar de jornalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *