O navio de cruzeiro Seabourn Sojourn, atracou neste domingo, 22 de dezembro, pelas 10:55 minutos, no Porto do Lobito, com mais de 250 excursionistas de diferentes nacionalidades, proveniente de Barcelona, Espanha.
O navio fez a sua última escala em Angola antes de seguir para a Cidade do Cabo, na África do Sul. A bordo encontravam-se 153 turistas dos Estados Unidos, 21 do Canadá, 23 da Austrália e 18 do Reino Unido.
Os visitantes foram recebidos pela Direcção de Cultura e Turismo e encaminhados para um roteiro turístico na ponta da Restinga, uma das áreas mais belas e emblemáticas de Lobito.
A região é famosa pelas suas praias deslumbrantes, rede de hotéis, restaurantes e áreas de lazer. Entre os locais visitados estava também o Barco Zaire, considerado um marco histórico nacional.
Os turistas exploraram outros pontos de interesse, como o Museu de Etnografia, a antiga cidade industrial que teve um papel relevante durante o período colonial, e o Forte de São Pedro, que oferece uma vista panorâmica da foz do Rio Catumbela, conhecido pelas suas actividades náuticas.
Na cidade de Benguela, a orla da Praia Morena foi outro local que encantou os visitantes.
Com um cumprimento total de 30 metros e capacidade para acomodar mais de 500 pessoas incluindo até 250 tripulantes, o navio fez escalas anteriores em Luanda e Lobito visando explorar os atractivos turísticos e recursos da província de Benguela.
Filiphes, um turista norte-americano, revelou que esta era a sua primeira visita a Angola e mostrou-se impressionado com as riquezas turísticas e a importância estratégica do Porto do Lobito.
Filiphes destacou ainda a sua expectativa de ver um aumento no número de navios com destino a Angola nos próximos anos e reforçou a relevância internacional do porto do Lobito, mencionando o interesse contínuo do seu país em estreitar laços comerciais com a região.
Cristiano Sobrinho, administrador executivo do Porto do Lobito, expressou em nome do PCA Celso Rosas, a sua satisfação por receber o referido navio e reafirmou a desponibilidade do Porto do Lobito a recepção de mais navios turísticos.
Segundo o mesmo responsável, este evento reflecte o compromisso do Porto continuar a participar na promoção do turismo nacional e de tornar o terminal de cabotagem plenamente operacional, de modo a fortalecer o turismo interno e impulsionar o desenvolvimento regional.
Por sua vez, Rebeca Barreiros, directora-executiva da Kitanda Viagens e Turismo, informou que o navio Seabourn Sojourn é o único desta temporada de 2024.
A responsável destacou a expectativa de que os anos seguintes tragam um aumento significativo no número de navios ancorados no Porto do Lobito, contribuindo para o fortalecimento do turismo no país.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.