A equipa do Instituto Nacional de Controlo da qualidade (INACOQ) que durante três dias trabalhou no Porto do Lobito concluiu esta sexta-feira, 16 de Dezembro, a auditoria integrada da qualidade dos produtos produzidos na fazenda da empresa.
Do relatório final apresentado na reunião de balanço com o Conselho de Administração da empresa portuária do Lobito, assinado pelo Director Geral do INACOQ, José Alberto Sofia, e pelo PCA do Porto do Lobito Celso Rosas, constam as principais inconformidades, as conclusões e propostas de sugestão.
A equipa de auditoria do Instituo Nacional de Controlo da qualidade apresentou como propostas de solução, a necessidade da importância de assistência de conformidade, assistência laboratorial dos produtos da Fazenda do Porto do Lobito no perímetro agrícola da Catumbela e a realização de ciclos de capacitação e formação do pessoal da qualidade, com vista a melhorar o sistema de gestão da qualidade de segmento alimentar.
José Alberto Sofia e a sua equipa concluíram ser importante a criação da abertura doravante de uma unidade de mostragem e controlo na empresa passando a ser o Porto do Lobito a primeira instituição Pública a integrar o sistema da qualidade em Angola, facto que foi aplaudido pelo PCA Celso Rosas, que prometeu para o efeito trabalhar com aquela instituição de controlo.
A equipa do INACOQ testemunhou, a margem da reunião de balanço, a entrega do certificado e do troféu atribuído a empresa portuária do Lobito pelas boas práticas, durante uma cerimónia que recentemente decorreu na Bélgica.
Para além dos Administradores executivos, estiveram na reunião com os três técnicos do Instituto Nacional do Controlo da qualidade, directores de várias áreas da empresa portuária.