Para celebrar os 97 anos de história da Empresa Portuária do Lobito, foi realizada uma missa de acção de graças na manhã desta quinta-feira, dia 6 de Março, no pavilhão gimnodesportivo da Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
Este momento simboliza o início das actividades comemorativas programadas para o dia 24 de Março, data que assinala o aniversário da empresa e marca o início dos preparativos para o centenário.
A cerimónia religiosa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Benguela, Dom António Francisco Jaka, acompanhado pelo padre António Chingue, arcipreste da região sul do Lobito, e pelo padre Francisco Mateia, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Rábida, localizada na zona da Restinga, no Lobito.
Durante a homilia, Dom António Jaka, destacou a importância da solidariedade entre os trabalhadores do porto do Lobito, ressaltando que essa união é essencial para o desenvolvimento e crescimento do ambiente laboral.
O clérigo enfatizou que cultivar o amor no local de trabalho tem um impacto directo na produtividade. Nesse sentido, parabenizou o conselho de administração pela valorização da equipa e pelas mudanças implementadas em direcção ao centenário da empresa, e demais.
![]() |
![]() |
![]() |
Dom António Jaka lembrou os trabalhadores, particularmente, José Carlos Gomes e Anapaz de Jesus Neto, (em memória) dois antigos gestores da empresa que contribuíram para o crescimento da organização, destacando a importância de os 97 anos da empresa servirem como um momento de reflexão sobre as lutas e conquistas daqueles que dedicaram as suas vidas ao Porto do Lobito.
O evento contou com a presença de diversas personalidades, a destacar Elisabeth João, Directora Provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana de Benguela, em representação do Governador da Província, Ernesto Carolócio, Administrador Adjunto do Lobito para a área social, bem como o comandante da Marinha de Guerra no Lobito e o capitão da Capitania do Porto do Lobito.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, afirmou que a missa de acção de graças visa a comemoração dos 97 anos de existência da empresa e, representa o início de uma série de actividades programadas para o mês de aniversário.
Celso Rosas expressou sua satisfação em receber a bênção e as palavras inspiradoras do bispo, o que reforça a união e comunhão da equipe com Deus. Tendo realçado que, manter uma gestão eficaz está intrinsecamente ligado ao respeito aos princípios religiosos e à prática do “amor ao próximo”.
A eucaristia de acção de graças foi prestigiada pelos administradores executivos e não executivo do Porto do Lobito, directores, assessores, chefes de departamento, técnicos e convidados.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.