LOBITO ATLANTIC RAILWAY TEM NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

5 Maio, 2025

O Terminal de Minério do Porto do Lobito sob gestão da Lobito Atlantic Railway (LAR), infraestrutura estratégica do Corredor do Lobito, conta com uma nova liderança. Trata-se do gestor francês Nicolas Fournier, que sucede a Francisco Franca, responsável pela sua condução nos últimos dois anos.

A apresentação oficial do novo Presidente do Conselho de Administração da LAR decorreu esta segunda-feira, numa reunião presidida pelo PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, com a presença de membros do Conselho de Administração da empresa portuária, directores e outros responsáveis.

Na ocasião, Celso Rosas elogiou o trabalho do PCA cessante, Francisco Franca, sublinhando que o seu mandato foi marcado por avanços significativos.

“Hoje são visíveis os frutos do seu trabalho. Desde a assinatura do contrato de concessão do terminal, até à chegada dos primeiros navios de minério, sentimos que o seu empenho foi determinante para consolidar o papel do Porto do Lobito como eixo fundamental do Corredor do Lobito”, afirmou Rosas, acrescentando que o gestor demonstrou uma “dedicação patriótica e planetária”, alinhada com os objectivos estratégicos do Governo angolano.

O responsável máximo do Porto do Lobito manifestou confiança de que a nova liderança da LAR dará continuidade ao ritmo de trabalho e resultados já alcançados, desejando sucesso ao novo gestor, Nicolas Fournier.

Por seu turno, Francisco Franca declarou sair com “a missão cumprida”, destacando conquistas como o início das exportações regulares de cobre e outros minérios provenientes da RDC, a modernização das infraestruturas ferro-portuárias e a formação de quadros nacionais.

“A parceria entre o Porto do Lobito e a LAR é sólida, próspera e com um horizonte de longo prazo. Nos próximos dias, o Porto deverá receber novas remessas dos mais de nove mil contentores adquiridos pela LAR, como parte do compromisso com o desenvolvimento económico de Angola, da região e do mundo”, afirmou França.

O PCA cessante anunciou ainda que a empresa prevê, para os próximos dias, a circulação de nove comboios semanais com minério, dos quais cinco internacionais, com uma operação ferroviária que liga o Lobito à RDC em apenas seis dias.

No final do encontro, em gesto de reconhecimento, o PCA do Porto do Lobito ofereceu a Francisco Franca uma escultura africana, simbolizando a boa relação institucional construída ao longo dos últimos anos. Já o novo gestor, Nicolas Fournier, recebeu um exemplar do livro que retrata a história de sucesso do Porto do Lobito.

O acto contou com a presença dos administradores executivos e não executivos do Porto do Lobito, directores e outras entidades.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO