O embaixador da Répública da Argentina em Angola, Alejandro Verdiel, apresentou, esta terça-feira, 15 de Novembro, uma proposta de oferta de serviços de imagens por satélite ao Porto do Lobito, durante a visita de trabalho àquela empresa.
Segundo o diplomata, o referido serviço fotografa as imagens necessárias à identificação do tipo de navio e operação em curso. “Esta é uma operação moderna e de grande utilidade”, disse, acrescentando que existem ocasiões em que o comandante de um navio envia coordenadas da sua posição, informando que está próximo do Porto, mas na realidade está a cinco dias da chegada ao destino, facto que provoca grandes constrangimentos aos trabalhos da empresa.
Alejandro Verdier explicou que a imagem do satélite permite também saber quantos navios estão para chegar ao Porto e não só, tendo assegurado que os satélites argentinos passam duas vezes por dia sobre Angola e captam imagens dos locais onde estes serviços são comprados e adquiridos”.
De acordo com o diplomata argentino, estes serviços de satélite visam sobretudo a segurança e o monitoramento do acesso à empresa portuária do Lobito.
Em face da proposta apresentada, o administrador para o pelouro Técnico, Infra-estruturas e Segurança do Porto do Lobito, Cristiano Sobrinho, a proposta do diplomata da América-Latina traduz numa vantagem, embora o Porto tenha um sistema de Segurança mais, prometeu apresentar o assunto no Conselho de Administração.