DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO EM REFLEXÃO

20 Dezembro, 2023

Sob o lema “Corrupção um mal que deve ser erradicado, promovamos a transparência e a integridade para combater a corrupção”, decorreu, nesta sexta-feira, 8 de dezembro, no salão nobre da Administração Municipal do Lobito uma conferência que teve o escopo de reflectir sobre o tema.

Os painéis temáticos abordaram a “Prevenção da corrupção por meio da educação para a transparência e a integridade”, a “Prevenção e combate à corrupção-A visão na gestão estratégica dos Portos em Angola”, “Os malefícios da corrupção e ética e a corrupção”, entre outros.

No acto organizado pelo comitê de ética do Porto do Lobito, em parceria com a Procuradoria-Geral da República, o coordenador da Região Jurídica Centro, Carlos Manuel Santos, felicitou o conselho de Administração do porto do Lobito, pelo facto, de se empenhar fortemente na organização, na luta contra o combate à corrupção, um mal que têm adiado o futuro do país e todo um crescimento económico.

O coordenar regional Manuel Santos, vai mais além ao qualificar a corrupção como sendo um víru destruidor, que se não for combatido pode levar a nação ao abismo, “porque se não se combate a corrupção na sua essência, estaremos cada vez mas a adiar o futuro dos nossos filhos e do crescimento nacioanal”.

Na mesma ocasião também interveio o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, que destacou a importância que se deve dar na luta contra um mal que afecta a todos nós, numa altura em que se deve investir na educação para que os valores da transparência e da integridade sirvam como instrumentos indispensáveis.

Ainda assim, Celso Rosas, apela no sentido de se investir na prevenção de práticas e comportamentos ilícitos ou infracções conexas, por meio da ética dos valores morais, porque, no seu entender, “ a corrupção é um mal que deve ser combatido e erradicado por todos nós”.

Entretanto, o administrador municipal do Lobito , Evaristo Kalopa Mário, em representação do Governador Provincial de Benguela, felicitou o Conselho de Administração do Porto do Lobito, por ter congregado as grandes instituições portuárias do país e a PGR para juntos abordar a corrupção que mexe com a toda sociedade.

Carlos Pacatolo, presidente do comitê de ética do Porto do Lobito, considerou que a conferência enquadra-se na data comemorativa em alusão ao 9 de Dezembro, que assinala o Dia Internacional de Luta contra a Corrupção, para juntos refletirmos sobre um mal que se não for combatido ao seu nível real havemos de atingir imprudência alarmante, e o país não terá aceitação internacional”.

De realçar que o Dia Internacional Contra a Corrupção assinala-se a 9 de Dezembro. A data foi instituída pela ONU com a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a 9 de Novembro de 2003. A Convenção entrou em vigor em 2005.

O objectivo da data é consciencializar sobre a corrupção a nível mundial e enaltecer o papel da ONU no combate à corrupção. Neste dia incentiva-se à denúncia de corrupção, à divulgação da data nas redes sociais, à criação de acções e de eventos de combate à corrupção e à doação de fundos a favor dos mais desprotegidos.

No conclave estiveram presentes Magistrados do Ministério Público, Superiores Generais, Políticos Entidade Tradicionais e Religiosos, Académicas e Membros do Conselho de Administração do Porto do Lobito e distintos Directores.