- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
O dia dedicado ao Pai, mereceu esta sexta-feira, 19 de Março, no terraço do edifício-sede da Administração do Porto do Lobito uma mesa redonda que reflectiu sob o tema ” a importância do pai na consolidação da família”, na senda dos festejos do 96º aniversário da Empresa Portuária do Lobito- EP, a ser assinalado no próximo dia 24 deste mês. A iniciativa reuniu duas experientes oradoras nas respectivas áreas de intervenção: Sofia Ribeiro e Cipriana Calengue mestre em Psicologia e psicóloga clínica. A moderação esteve a cargo de Ernesto Muabi, 1º Secretário da Comissão Sindical do Porto do Lobito.
A mesa-redonda pretendeu promover o debate relativamente ao papel da figura masculina, ou seja, o pai na educação parental, área tradicionalmente dominada pela figura materna.
Num ambiente descontraído, pais e especialistas reflectiram sobre os desafios da sociedade actual, desconstruir visões sexistas e partilhar experiências de vida.
As oradoras destacaram a importância do pai como pilar da família, incentivando outros pais a priorizarem o seu papel familiar em vez dos aspectos económicos, dedicando-se ao cuidado e amor às suas bases.
Ressaltaram ainda que investir no pai é investir no avanço de uma sociedade mais solidária e fortalecida.
De acordo com as psicólogas, distintas famílias têm sofrido transformações ao longo dos tempos, por conta da formação social dos filhos como primeira identidade social responsável pela protecção e socialização destes, sendo na adolescência em que se experimenta várias curiosidades, por se tratar de uma fase peculiar de desenvolvimento e tomada de decisões.
Sofia Ribeiro aconselha que, mesmo os homens que possuem uma posição de liderança numa organização, não devem se eximir das suas obrigações e compromissos familiares, já que frequentemente é observado inúmeros casos de abandono familiar que têm sido motivo de preocupação para a sociedade, referindo que é fundamental resgatar a verdadeira importância dos pais na união familiar, e o governo de Angola está a adoptar a abordagem de pais presentes, famílias felizes e paternidade responsável.
O Presidente da Administração, Celso Rosas, numa comunicação direccionada para os homens, destacou a importância da contribuição valiosa dos pais para o avanço da sociedade em várias áreas.
O gestor salientou o potencial dos pais que enfrentam regularmente novos desafios na orientação e educação dos seus filhos, e fez um apelo para um maior exemplo divino em acções que não têm sido muito abonatórias, como a violência praticada por homens e o abandono e desestruturação familiar.
Celso Rosas manifestou solidariedade para com os pais que, ao mesmo tempo, desempenham o papel de mãe na sua ausência.
O evento contou com a participação dos membros do Conselho de Administração, nomeadamente a Administradora Comercial e Operações, Janeth Matana, e o Administrador de Recursos Humanos, Romão de Andrade, assessores, directores e representantes sindicais.
A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil norte-americana que resolveu homenagear o pai.
Assim como no caso do dia das mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.