Em visita de constatação efectuada no dia 18 de Dezembro do ano em curso, as instalações da empresa portuária do Lobito, pelos Deputados do Circulo Provincial de Benguela.
Segundo a representante do povo, Deolinda Valiangula, disse que a visita enquadra-se nas jornadas parlamentares a província de Benguela.
A Deputada e Coordenadora provincial do circulo de Benguela, Deolinda Valiangula, disse “hoje o eco mundial é o corredor do Lobito, onde o Porto do Lobito é parte integrante, e nós viemos constatar de perto como vai funcionar este projecto de tamanha responsabilidade, que esta fazendo história junto das maiores economias do nosso planeta Terra”.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, passou em resumo as principais realizações, desta importante infraestrutura portuária, tendo dito: “Sentimo-nos felizes em saber que somos escrutinados pelos nossos deputados do círculo provincial de Benguela. A nossa gestão é transparente, aberta, participativa e democrática. Independentemente de todas as vicissitudes, os nossos trabalhadores estão empenhados e dedicados na produção e na gestão em geral”. O PCA do Porto do Lobito esclareceu ainda aos Deputados que apesar da queda significativa do tráfego e concomitantemente nas nossas operações, fruto das situações mundiais como a do Convid -19, as Guerras em algumas localidades, na qual os nossos grandes importadores de cereais ficaram afectados e o nosso Porto deixou de receber os navios que utilizavam o porto do Lobito como seu destino seguro”.
“Apesar da baixa dos navios, ainda assim continuamos a cumprir com nossas obrigações pagando os salários em tempo real e garantindo a operacionalidade da Empresa”.
Por outro lado, Celso Rosas, “solicitou o apoio dos Deputados, no sentido do Parlamento angolano, continuar a apoiar o projecto Corredor do Lobito, visto que trará benefícios para Angola, a região da SADC e o mundo em geral”.
Entretanto, a deputada Deolinda Valiangula, parabenizou o conselho de administração a respeito da forma sábia de como o porto tem sabido lidar com os processos, elogiando por outro lado a gestão da empresa, que nesta época de crise não em despediu ninguém, continuando a manter os mais de mil e quatrocentos trabalhadores.
A Coordenadora parlamentar afirmou por outra, “que vai levar as preocupações registadas junto da Assembleia Nacional, para que se encontrem soluções sobretudo no que tange a nova tabela tarifaria que vigora desde Dezembro de 2022 e não so”.
Por último, a deputada Deolinda Valinguala, coordenadora parlamentar do Circulo Provincial de Benguela, depois de ter recebido um livro que espelha a história do Porto do Lobito, felicitou o conselho de Administração e o Colectivo de Trabalhadores, desejando Feliz Natal e um Novo
Ano Cheio de Prosperidade.
Participaram no encontro, o Administrador para área Administrativa e Recursos Humanos, Romão de Andrade e distintos Directores.