- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
Um grupo de deputados da 4ª Comissão de Administração do Estado e Poder Local da Assembleia Nacional que efectua trabalhos na província de Benguela, desde segunda-feira (8), até sexta-feira (13) do mês de abril, com o objectivo de verificar todos os grandes projectos socioeconómicos em curso, acompanhado pelo Administrador Municipal do Lobito, Evaristo Calopa Mário, foi hoje recebido no Porto do Lobito pelo presidente do Conselho de Administração em exercício, Romão de Andrade.
Durante a reunião com o presidente em exercício do Conselho de Administração, Romão de Andrade, e directores de diferentes áreas da empresa, os parlamentares, coordenados pelo vice-presidente da Comissão de Administração do Estado e Poder Local, Paulo de Carvalho, puderam observar o funcionamento do Porto local e foram informados sobre o plano anual das acções de responsabilidade social.
O director da Casa do Pessoal, António Cassoma, explicou o papel da agremiação desportiva portuária na sociedade, destacando a contribuição para o desporto nacional nas modalidades de andebol, basquetebol e hóquei em patins. Além disso, a empresa possui uma casa de passagem e um complexo turístico na Baía.
A directora-geral da Clínica do Porto informou que a unidade de saúde tem apoiado o Hospital do Lobito com doações de sangue trimestralmente.
Além disso, realizam palestras sobre a prevenção da malária, câncer de próstata e câncer de mama, oferecem consultas gratuitas nos arredores da cidade e em alguns municípios do interior de Benguela, seguidas de doação de medicamentos, entre outras acções.
Por sua vez, a directora Comercial e Marketing, Kátila Vanessa Neto, afirmou que no ano passado o Porto do Lobito movimentou 1 milhão e 300 mil toneladas de mercadorias, registando uma redução de 13% em relação ao mesmo período de 2022.
No decorrer do encontro, a delegação parlamentar, composta pelos deputados Manuel Nunes Júnior, Olívio Quilumbo e Deolinda Valianguala, coordenadora do grupo de deputados de Benguela, foi também informada que o processo de concessão dos terminais multiuso e de minério ocorreu sem problemas, com a transferência de recursos humanos e equipamentos devidamente cumpridos.
Em relação ao movimento de passageiros, o presidente do Conselho de Administração em exercício, Romão de Andrade, explicou que ainda não há movimento no Porto do Lobito, mas há um projecto em andamento para a criação de um terminal de passageiros no futuro. Além disso, destacou as acções de responsabilidade social do Porto, como a construção de um lar para idosos, uma cozinha e lavandaria comunitária, e o apoio a centros de acolhimento com bens de primeira necessidade.
No final da visita, o parlamentar Paulo de Carvalho expressou sua satisfação com o apoio da Administração do Porto aos necessitados, bem como nos aspectos culturais, de saúde e desportivos, manifestando a sua surpresa com os aspectos positivos apresentados durante a visita.
Neste encontro, estiveram presentes o administrador adjunto do Lobito, Ernesto Carolócio, bem como directores de distintas áreas do Porto do Lobito.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.