CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DO LOBITO PARTICIPA NO XVI CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

11 Dezembro, 2024

O Conselho de Administração do Porto do Lobito, liderado pelo PCA , Celso Rodrigues de Lemos  Rosas, participou na terça-feira, dia 10 de Dezembro, no XVI Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes (MINTRANS), sob o lema: “Mobilidade e Logística: Unindo os mercados para uma economia sustentável”. 

Durante o encontro, que ocorreu no Centro de  Convenções de Talatona, em Luanda, foram debatidos diversos temas, propostas e soluções voltadas para o fortalecimento do sector, com o objectivo de consolidar a sua vocação estratégica como motor da diversificação económica de Angola. 

Entre os assuntos abordados, destacaram-se o desenvolvimento de infra-estruturas com ênfase na relevância dos portos angolanos para a promoção da economia nacional e regional, a gestão de riscos marítimos envolvendo a implementação de sistemas de prevenção de riscos e resposta a emergências, bem como questões ligadas à manutenção aeronáutica, entre outros tópicos.

O debate também abordou a importância de fortalecer a indústria de manutenção aeronáutica em Angola, com o objectivo de reduzir a dependência externa e fomentar a criação de emprego, entre outras vantagens. 

No evento, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, realçou a importância do tema abordado no conselho, sublinhando o empenho de Angola em fortalecer o sector dos transportes como um pilar para o desenvolvimento socioeconómico e destacando que esta é uma questão essencial que exige respostas sólidas tanto a nível económico como social. “O nosso sector é vital para assegurar uma diversificação efectiva da economia”, afirmou.

“O governo de Angola pretende, nos tempos vindouros, dar ênfase ao sector marítimo e portuário, aproveitando ao máximo a sua vasta dimensão atlântica e o potencial da economia azul”, disse Ricardo  D’ Abreu.

O Ministro dos Transportes destacou vários projectos relevantes, especialmente o “projecto de cabotagem”, que já teve início e está a ser fortalecido, mas que necessita de mais impulso. “O projecto de cabotagem está actualmente bastante direccionado para a região Norte, visando diminuir a insularidade de Cabinda e aproximar Soyo de Cabinda”, afirmou. 

O governante expressou também a sua convicção de que isso representará uma contribuição significativa para as economias das regiões Sul, Centro e Norte do país, destacando a existência dos Corredores Norte (Caminho de Ferro de Luanda) e Sul (Caminho de Ferro de Moçâmedes).

O ministro reconheceu igualmente os avanços conquistados em projectos emblemáticos de vários sectores, como o Corredor do Lobito e o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. 

No entanto, reforçou a necessidade de dar continuidade às reformas, especialmente no que se refere ao fortalecimento da capacidade regulatória, supervisão e fiscalização em diferentes áreas, e destacou ainda a importância de impulsionar as parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento de infra-estruturas de transporte e logística, que têm um papel estratégico no estímulo ao desenvolvimento socioeconómico e na promoção da sustentabilidade. 

O evento reuniu mais de 350 participantes, incluindo representantes do Órgão Central, agências e institutos públicos, empresas estatais e entidades públicas do sector, directores provinciais dos Transportes, membros do Governo Provincial de Luanda e outros convidados.

O Porto do Lobito participou no evento com uma delegação, integrada pelos administradores executivos, Romão de Andrade e Maria Madalena, respetivamente, o director do GACA, Mateus de Carvalho e o delegado da empresa em Luanda, Ornelas Nunda.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.