Uma delegação da Comissão de Gestão da Universidade Katyavala Bwila (UKB) foi recebida pelo Conselho de Administração do Porto do Lobito na tarde do dia 27 de Março, na sala de reuniões da empresa, em preparação para o 3.º Fórum Ciência e Sociedade 2025, que ocorrerá na província de Benguela, durante a primeira semana de Junho.
A delegação da UKB, liderada pelo director de tecnologia António Wilson Figueiredo e pela coordenadora do Programa de Apoio ao Ensino Superior, Mirian Bacchin, foi recebida por Romão de Andrade, administrador executivo de Recursos Humanos, que representou o presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas.
O objectivo era realizar encontros com diversas entidades da província de Benguela, incluindo o Porto do Lobito, em preparação para a visita de uma equipa da União Internacional de Associações de Universidades (UNI.AO) à província.
Durante a reunião, Romão de Andrade destacou a importância da formação de quadros para o crescimento organizacional e afirmou que o Porto do Lobito age como uma “empresa-escola”, priorizando constantemente a formação dos seus colaboradores.
Quanto ao fórum em Benguela, Romão expressou a expectativa de que o evento produza conhecimentos científicos relevantes sobre o Corredor do Lobito, contribuindo para o desenvolvimento regional. Mirian Bacchin aproveitou a oportunidade para destacar os objectivos do programa UNI.AO, financiado pela União Europeia.
Segundo a mesma, o fórum sobre o impacto do Corredor do Lobito visa promover a produção científica contínua e fortalecer os laços entre a comunidade académica e as instituições locais.
Segundo a mesma, o fórum sobre o impacto do Corredor do Lobito visa promover a produção científica contínua e fortalecer os laços entre a comunidade académica e as instituições locais.
A coordenadora salientou ainda que o evento visa apoiar a formação de profissionais qualificados, capazes de enfrentar os desafios actuais e futuros do país, ao mesmo tempo que impulsiona a diversificação da economia angolana.
O 3.º Fórum Ciência Sociedade pretende reforçar igualmente a governação do ensino superior através da criação de um sistema de informação integrado, promovendo a investigação científica em sectores prioritários para Angola.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO