CÁBREA ÚCUA DO PORTO DO LOBITO VOLTA A FUNCIONAR EM PLENO

5 Fevereiro, 2023

A grua Flutuante “Cábrea Úcua”, com a capacidade de elevação de 112 toneladas, está já em pleno funcionamento fruto de trabalhos de reparação profunda levados a cabo nos Estaleiros Navais do Lobito (Lobinav).

O PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, fez saber que a reparação da grua custou aos cofres da empresa 385 milhões de Kuanzas, incluindo a formação da tripulação, tendo dito que o facto de a máquina ter estado paralisada durante 20 anos implicou a uma reparação profunda.

Celso Rosas, assegurou que com a sua reparação a grua flutuante vai dedicar a recolha de resíduos e sucatas na Baía do Lobito e de outros portos de Angola.

A mesma deu entrada no Estaleiro Naval em 2020 ano em que tiveram início os trabalhos de reparação que envolveram 90 técnicos da Lobinav.

De acordo com o director geral da Lobinav, Benjamim de Carvalho, a beneficiação da Cábrea Única envolveu também a substituição de todo o sistema eléctrico, a montagem de dois geradores de 150 KVA cada e os conversores.

Assinatura do termo de entrega provisório, foi feita pelo PCA da empresa portuária do Lobito, Celso Rosas, e pelo director geral da Lobinav, Benjamim de Carvalho, numa cerimónia que teve lugar no Terminal Polivalente portuário.

O acto foi testemunhado pelos Presidentes dos Conselhos de Administração de todos os Portos de Angola, Capitães e chefes de segurança Marítima das Capitanias e responsáveis da Agência Marítima Nacional (AMN), que de 2 a 3 deste mês participaram no simpósio sobre segurança portuária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *