BUREAU DA PRESIDÊNCIA ANGOLANA NA 57ª SESSÃO DO COMITÉ CONSULTIVO PERMANENTE DAS NAÇÕES UNIDAS VISITARAM O PORTO DO LOBITO

19 Outubro, 2024

No círculo da presidência angolana na 57ª sessão do comité consultivo permanente das nações unidas, uma comitiva de delegados do organismo encarregue pelas questões de segurança da África Central visitaram, nesta quinta-feira, 10 de Outubro o Porto do Lobito.

A visita com objectivo de partilhar experiência e recolha de informações de segurança das infra-estruturas que interligam o corredor do Lobito, teve início nas províncias do Bié e Huambo.

A delegação encabeçada por Sara Silva, Embaixadora e directora da direcção dos assuntos multilateral do MIREX, integrou o Embaixador Francisco da Cruz, representante permanente da missão diplomática de Angola em Nova Iorque, representante de países como o Tchad que ocupa a 2ª vice-presidência e Guine equatorial redactor, um representante de CEAC, assim como a vice governadora para assuntos económicos e social da província de Benguela, Cátia Cachuco, bem como o administrador municipal do Lobito, Carlos Pacatolo.

No porto, a comitiva foi recebida pelo PCA Celso Rosas, que na ocasião manifestou a sua satisfação pela visita do comité permanente das nações unidas, encarregue pelos assuntos de segurança da áfrica central, tendo realçado que “para nós é motivo de muita satisfação receber a delegação das nações unidas”, acrescentado que o governo angolano investiu no passado recente mais de 20 milhões de dólares norte americanos em infra-estruturas para equipar e requalificar o porto do Lobito.
Fruto disso, “hoje possuímos equipamentos modernos para atracar qualquer navio, possuímos um sistema de segurança forte com radar que tem facilitado no controlo de qualquer ameaça contra nossa segurança portuária”. Acrescentando que “se África continuar unida, o corredor do Lobito será um modelo de transformação económica e de sustentabilidade social da humanidade e o porto do Lobito estará preparado para essa transformação rumo ao desenvolvimento”.

Por outro lado, a Embaixadora e directora da direcção dos assuntos multilateral do MIREX e chefe da delegação, afirmou durante o encontro com o conselho de administração do porto do Lobito que a visita as instalações portuárias enquadra-se no âmbito da constatação no terreno das suas infra-estruturas e do modelo de segurança aplicada nela.

Já o Embaixador Francisco da Cruz, representante permanente da missão diplomática de angola em Nova Iorque, disse ser um orgulho voltar a casa aonde a 10 anos foi administrador não executivo, e encontrar um nível de crescimento e desenvolvimento muito elevado, com a sua transformação agora em porto senhorio, temos certeza que triunfaremos, afirmou.

É importante ainda destacar que a República de Angola assumiu a presidência do comité consultivo permanente das nações unidas encarregue das questões de segurança na áfrica central (UNSAC), em 24 de Maio do ano em curso cujo mandato estenderá até novembro do corrente ano.

Fizeram parte do encontro a directora Provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana, Elisabeth João, o director provincial do Gabinete de Desenvolvimento Integrado, Samuel Maleze, o administrador para área técnica e segurança, Cristiano Sobrinho, administradora de Finanças, Maria Madalena e a Administradora Comercial, Janeth Matana, assim como directores de diversas áreas da empresa.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.