AUTORIDADE PORTUÁRIA DA TANZÂNIA EM VISITA AO PORTO DO LOBITO

24 Outubro, 2022

A Autoridade portuária da Tanzânia enviou a Angola uma delegação de Técnicos seus para uma visita de troca de experiência no domínio de gestão e operações portuárias, com maior realce para a questão das concessões a operadores privados.

Neste quadro, a delegação tanzaniana chefiada pelo Engenheiro Abdallah Q. Mwinyi, chefe do Departamento de Apoio ao Director Geral da Administração da Tanzânia e que integra outros três Técnicos, foi recebida esta terça-feira, 18 de Outubro, no Porto do Lobito para uma visita de estudo.

No encontro de troca de experiência com o Conselho de Administração do Porto do Lobito, a comitiva tanzaniana recebida pela PCA em exercício, Maria Madalena, assistiu ao vídeo institucional que retrata os principais desafios da empresa e seus mecanismos de funcionamento.

Ao desejar boas vindas aos tanzanianos a PCA em exercício, Maria Madalena, afirmou que a referida visita abre um novo caminho para o reforço dos laços de amizade existentes entre os estados de Angola e da Tanzânia e seus povos.

Segundo Maria Madalena, os portos como reserva estratégica do estado devem partilhar experiências sobre os novos desafios no domínio portuário, abrindo bons indicadores para uma parceria estratégica.

Por sua vez, o Engenheiro Abdallah Mwinyi, que chefia a delegação, procedeu à apresentação sobre a Autoridade portuária da Tanzânia e seus negócios, cujo conteúdo consubstancia-se em quatro ponto, dos quais se destaca a transformação do Porto de DAR-EIS-SALAM de Porto Operador para Porto Senhorio (Landllord Port), Necessidade de investimentos e propostas diárias relativas aos referidos investimentos.

O responsável tanzaniano não deixou de descrever o tráfego no Porto de Dar-es-Salam cujos desafios de 2022/ 2045 é aumentar ou duplicar os investimentos em equipamentos e infra-estruturas, tornando um porto moderno e competitivo internacionalmente.

A Comitiva da Autoridade Portuária da Tanzânia foi acompanhada, na sua visita de estudo ao Porto do Lobito, por uma delegação da Agência Marítima Nacional de Angola chefiada pelo Chefe de Departamento dos Portos, Infra-Estruturas e Equipamentos, João Silva, tendo o encontro com o Conselho de Administração do Porto do Lobito contado com a presença do Administrador para a Área Técnica e Segurança, Joaquim Cristiano Sobrinho, e directores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *