Os funcionários do Porto do Lobito na província de Benguela foram informados, nesta sexta-feira (10 de Fevereiro), na cidade homónima, em Assembleia de Trabalhadores, sobre as actividades desenvolvidas no ano transacto, no cumprimento do seu compromisso em garantir a gestão participativa, baseada no diálogo entre o Conselho e o colectivo de trabalhadores.
O encontro foi dirigido pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa, Celso Rosas, e nele participaram os administradores de Recursos Humanos, Romão de Andrade, das Finanças e Logística, Maria Madalena, da área Técnica, infra-estrutura e Segurança, Cristiano Sobrinho e o 1º secretário da comissão sindical, Ernesto Muabi.
Durante a assembleia, o presidente do Conselho de Administração explicou que, o Porto do Lobito foi distinguido, pela primeira vez, com o prémio de melhores práticas Quality Awards 2022, pela European Society Research (Prémio de Qualidade), no Reino da Bélgica.
Celso Rosas revelou ainda que o Porto do Lobito foi escolhido pela Organização Marítima Internacional (OMI) para albergar o projecto-piloto de implementação da Janela Única Marítima (JUMA), para a facilitação do comércio na região, trazendo uma mais-valia a empresa e muitas vantagens a todos os intervenientes da actividade portuária.
O gestor realçou também a assinatura do contrato de concessão do terminal mineraleiro com o consórcio vencedor do concurso do corredor do Lobito, designadamente: Trafigura Group Pte Ltd, Veturis, SA e Mota-Engil, Engenharia de Construção África, SA, assim como a implementação, no ano passado, da Janela única Portuária (JUP), uma plataforma electrónica disponível na web, que integra agentes públicos e privados, em um único lugar, e permite a partilha de informações, promovendo a normalização, simplificação e harmonização dos processos e procedimentos dos portos.
Dentre várias acções desenvolvidas, Celso Rosas destacou igualmente o lançamento do livro “A história do Porto do Lobito”, a participação nas feiras Internacional de Benguela (FIB) e de Luanda FILDA, que culminou a atribuição do prémio de melhor Empresa do ramo dos Transportes e Logística, e concomitantemente a distinção com um “Leão de Ouro”, a realização de uma acção de formação sobre segurança marítima, promovida pelo escritório das Nações Unidas sobre droga e crime (UNODC), no âmbito do programa ONU que contou com o apoio da União Europeia.
Nos próximos meses, disse, o Porto do Lobito terá um novo Qualificador adequado aos padrões legalmente exigíveis. Uma boa nova que mereceu aplausos dos trabalhadores.
Quanto aos indicadores financeiros, o gestor afirmou que, em 2022, a empresa arrecadou catorze mil milhões, setecentos e dois milhões, quinhentos e vinte mil e setecentos e vinte e um mil kwanzas (14.702.520.721), registando uma diminuição na facturação de 7,80 por cento face ao período homólogo em que foram facturados quinze mil milhões, novecentos e quarenta e quatro milhões, setecentos e vinte e quatro mil, setecentos e sessenta e quatro kwanzas e cinquenta cêntimos.
Celso Rosas lembrou que a empresa conseguiu amortizar dois mil milhões, cento e noventa e dois milhões, setecentos e vinte e quatro mil, setecentos e sessenta e quatro kwanzas e cinquenta cêntimos (2.192.724.764, 50), de um total de dívidas antigas na ordem de 29.962.918.729 (vinte e nove mil milhões, novecentos e sessenta de dois milhões, novecentos e dezoito mil e setecentos e vinte e nove kwanzas).
Durante a assembleia foram esclarecidas situações pontuais sobre o estado actual da empresa, além de nela terem sido apresentadas, por parte dos colaboradores da Instituição, algumas inquietações ligadas a alguns benefícios dos funcionários, formação técnica, dentre outras.