AGÊNCIA MARÍTIMA NACIONAL PREOCUPADA COM SUCATAS AO REDOR DA BAÍA DO LOBITO

9 Janeiro, 2024

Em visita de constatação realizada esta sexta-feira, 5 de Janeiro, às instalações do Porto do Lobito, o Administrador de Segurança Marítima e Hidrografia da Agência Marítima Nacional, José Luís Santana, disse ser preocupação da AMN em ver limpa a Baía do porto do Lobito de forma a facilitar o ambiente do mar.

José Luís Santana, avançou que veio ao Lobito com o fito de constatar in loco como o porto do Lobito está a preparar- se em relação às questões ligadas a dragagens e a sinalização do cais de acostagem, bem como as bóias de sinalização e a limpeza da costa marítima, numa altura em que o portos prepara-se para receber grandes navios de diferentes portes.

Em resposta, o PCA em exercício do Porto do Lobito, Cristiano Sobrinho, assegurou que o Porto está a preparar- se para os novos desafios, particularmente na formação de quadros, preservação e conservação do meio ambiente.

No que toca à sinalização, Cristiano Sobrinho garantiu que, nos próximos dias, chegarão equipamentos de iluminação ou seja lanternas das bóias de sinalização.

Quanto a limpeza da Baía, o PCA em exercício garantiu que já existe um plano de limpeza, faltando apenas a criação de condições para a concretização de tal desiderato.

Participaram do encontro o Administrador Administrativo e Recursos Humanos do Porto do Lobito, Romão de Andrade, Administrador não executivo, António Kalianguila, e distintos directores e, por parte da AMN o administrador Horácio Feijó, para a área de Administração e Finanças, e o director do gabinete jurídico.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.