- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
A administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, e o secretário de Estado Adjunto dos Estados Unidos da América para a Gestão e Recursos, Richard Verma, que se encontram em Angola desde o dia 23 deste mês, com objectivo de reafirmar o compromisso do Governo Norte-Americano em apoiar a prosperidade, a segurança e a boa governação no país, visitou hoje, (25/4) o Porto do Lobito.
A visita da dirigente da USAID à província de Benguela, acompanhada pelo Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo D’Abreu, visa promover o apoio dos EUA ao Corredor do Lobito, um projecto prioritário da parceria para as Infra-estruturas e Investimento Globais que ligará a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados comerciais regionais e globais, por meio do Porto do Lobito.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, acompanhado pelos Administradores Executivos, apresentou os cumprimentos de boas-vindas, e expressou a sua satisfação em receber uma delegação de alto escalão dos Estados Unidos da América, em nome do conselho e destacou o compromisso das autoridades e instituições americanas em apoiar o pleno funcionamento do Porto, que é ponto de partida do corredor do Lobito.
No final da visita à unidade portuária mais importante do país, Samantha Power falou à imprensa, afirmando que veio pessoalmente transmitir a mensagem que o Presidente Joe Biden transmitiu ao Presidente João Lourenço, aquando da sua recente visita à Casa Branca, destacando que a parceria entre os EUA e Angola é de grande importância relativamente a outras parcerias a nível do continente africano.
Samantha Power destacou que a USAID irá concentrar-se em melhorar a qualidade de vida das populações que residem ao longo do Corredor, as quais serão as principais beneficiárias do desenvolvimento da infra-estrutura de transporte. A agência está optimista em relação aos benefícios que o Corredor do Lobito irá proporcionar de forma abrangente para os angolanos.
A Administradora da USAID asseverou que o Corredor do Lobito é considerado uma prioridade para os Estados Unidos no âmbito da Parceria para Infra-estruturas e Investimentos Globais, que conecta a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados comerciais regionais e globais por meio do porto do Lobito.
Os cidadãos ao longo do Corredor do Lobito “serão os beneficiários diretos do desenvolvimento da infraestrutura de transportes”, observou Samantha Power, admitindo mais apoios aos pequenos agricultores no transporte dos seus produtos.
O Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, reconheceu que, apesar de terem trabalhado intensamente na reabilitação do Corredor do Lobito nos últimos dois anos, não esperavam que o impacto económico fosse tão significativo para Angola, República Democrática do Congo e Zâmbia. A via tornou-se essencial para o transporte de minerais e outros produtos na região africana, resultando em benefícios inesperadamente amplos.
Segundo o governante, nunca imaginámos que o Corredor do Lobito se tornaria tão importante para a parceria entre os Estados Unidos, a União Europeia e África, a nível político e geoestratégico global quando se trata de comércio internacional.
Conforme o ministro, “se todos os caminhos vão dar a Roma, (como diz o velho ditado), também todos os caminhos convergem para o Corredor do Lobito, onde está depositada a esperança de um desenvolvimento económico e social mais robusto, impulsionado pelo funcionamento eficaz desta infra-estrutura que pode contribuir significativamente para a exploração, transformação e rentabilização de recursos, de sectores de actividade e empresas à escala mundial.
Ricardo D’Abreu expressou a sua gratidão pelo apoio dos Estados Unidos, através da USAID, e em particular a visita e o trabalho conjunto da delegação estadunidense presente, e sentiu-se honrado e motivado em poder trabalhar com equipas tão profissionais e tão dedicadas, e com responsáveis comprometidos com o desenvolvimento do país.
Acompanharam também a comitiva dos EUA o ministro da Agricultura, António Francisco de Assis, da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, a vice- Governadora de Benguela, Lídia Amaro, entre outros governantes.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.