MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DO LOBITO PARTICIPARAM DA PALESTRA SOBRE CORRUPÇÃO

4 Novembro, 2024

O Conselho de Administração da Empresa Portuária do Lobito-EP participou, nesta segunda-feira, 4 de Novembro, de uma palestra no Salão Nobre da Administração Municipal do Lobito, promovida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em Benguela.

Com o tema “Corrupção: Um mal que Prejudica a Todos Nós”, o certame que reuniu magistrados do Ministério Público, líderes religiosos, marinheiros, além de Presidentes de Conselhos de Administração de empresas públicas e privadas, contou ainda com a presença do escritor Hermenegildo Nicolau, que aproveitou o momento para divulgar seu livro intitulado: “Corrupção em Angola: Conhecer e Resolver”, que despertou grande interesse entre os presentes.

Durante a palestra, foram discutidas as causas e consequências da corrupção nas instituições públicas. O Subprocurador-geral da República em exercício em Benguela, Heigas Mingo, representando Simão Cafala, Subprocurador Geral da República titular de Benguela, destacou que o encontro teve como objectivo esclarecer e conscientizar sobre um problema que afecta negativamente o crescimento e desenvolvimento económico do país, enfatizando a necessidade de combatê-lo com todos os meios disponíveis.

Heigas Mingo frisou que a questão da corrupção possui uma importância tal que se torna prioridade inquestionável do Ministério Público. Assim, o Ministério Público, como órgão responsável pela instrução preparatória, com poder de iniciar processos penais e exercer acção penal, dá prioridade ao combate à corrupção e à impunidade.
É importante ressaltar que a corrupção é um ato criminoso realizado por indivíduos ou organizações em posições de poder, visando obter benefícios ilícitos ou abusar do poder para ganhos pessoais. Este problema pode envolver práticas como suborno, tráfico de influência e apropriação indébita, além de actos tipificados em diversas legislações internacionais.