A comissão multissectorial encarregada da Protecção dos Objectivos Estratégicos, liderada pelo Comissário-Chefe António Leitão Ribeiro, Comandante da Polícia de Protecção dos Objectivos Estratégicos e representante do General Lúcio do Amaral, Secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos, visitou hoje, 5 de Novembro, o porto do Lobito para avaliar o nível de segurança dessa importante infra-estrutura do Corredor do Lobito.
Na sede da Administração Portuária, a delegação, composta por vários oficiais Generais, oficiais superiores ligados a Polícia Nacional, Exército, SINSE, responsáveis de Empresas Públicas, entre outros, foi recebida pela PCA em exercício do Porto do Lobito, Maria Madalena, acompanhada pelos administradores Executivos de Estratégia, Segurança, Ambiente e Tecnologias de Informação, Cristiano Sobrinho, e Kátila Neto, administradora Comercial e Concessões.
No porto do Lobito, a comitiva recebeu informações sobre o funcionamento e a estratégia de segurança. O administrador executivo de estratégia, segurança, ambiente e TCIS, Cristiano Sobrinho, informou que o porto segue rigorosamente os objectivos e normas internacionais de segurança estabelecidas pela IMO, apresentando actualmente o nível 1 de protecção, sem qualquer ameaça à segurança e cumprindo, ainda, com as directrizes do Código ISPS.
A delegação recebeu o convite para verificar in loco o sistema integrado de segurança portuária interna, e ao final, expressou a sua satisfação com a organização que encontrou na Empresa Portuária do Lobito.
Convém lembrar que, entre as responsabilidades da Comissão Multissectorial, destaca-se a criação de condições adequadas para a protecção dos objectivos estratégicos do Estado, sejam estes bens móveis ou imóveis, destinados aos serviços públicos.
Além disso, cabe à Comissão proteger e preservar os monumentos públicos e culturais que estão legalmente classificados ou integrados no património cultural, assim como os locais que foram inventariados ou que estão sob protecção especial da lei, os quais possuem relevância significativa para a economia e o desenvolvimento social, cultural, económico, técnico ou tecnológico do país.
Com os administradores executivos, estava também presente o Administrador Municipal do Lobito, Carlos Pacatolo, directores e assessores do Porto do Lobito.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.