Uma comitiva do Grupo Walvys Bay Corridor, da Namíbia, esteve hoje, 1 de Outubro, no Porto do Lobito, acompanhada pela Cônsul Geral da Namíbia em Ondjiva (Cunene), Huíla e Namibe, Annel Endjala, que representou o Embaixador da Namíbia em Angola Patrick Nandago. O objectivo da visita foi avaliar a capacidade operacional do Porto e o novo modelo de gestão de Porto Senhorio, que foi recentemente implementado com a concessão dos Terminais de Minério e Polivalente (Contentores e de Carga Geral).
A comitiva namibiana, que incluía representantes de vários Ministérios da Namíbia, a representante do Investimento Privado em Angola, Margareth C. Gustavo, a Directora Executiva do Ministério do Trabalho e Transportes, Esther Kapanda, o Adido de Defesa da Namíbia em Angola e o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Walvys Bay Corridor, entre outros, foi recebida por Celso Rodrigues de Lemos Rosas, Presidente do Conselho de Administração acompanhado dos membros do Conselho de Administração.
Durante a recepção, Celso Rosas deu as boas-vindas e fez uma apresentação sobre a empresa, explicando o modelo portuário actual, as perspectivas futuras.
Celso Rosas destacou que o Porto do Lobito é um verdadeiro motor para o crescimento da economia de Angola e dos países encravados, estando preparado para a promoção do comercio internacional na região.
O gestor do Porto do Lobito afirmou que Angola e Namíbia mantêm uma excelente cooperação, iniciada pelos Presidentes Agostinho Neto e Sam Nujoma no passado, e que actualmente é reforçada pelos Presidentes João Lourenço e Nangolo Mbumba. Essa relação deve ser preservada, especialmente por assumirem o compromisso de manter a conexão histórica entre os dois Povos.
Portanto, ressaltou, são muitos anos de convivência como irmãos ,dai que estamos determinados a reforçar as nossas relações de cooperação em bases mutuamente vantajosas para as Partes.
Na reunião, Annel Endjala, Cônsul Geral da Namíbia em Ondjiva, Huíla e Namibe, enfatizou que Angola, teve um papel de destaque na luta pela independência da Namíbia e hoje permanece como um parceiro estratégico .De igual modo destacou o papel relevante do Primeiro Presidente de Angola, Dr António Agostinho Neto e do Primeiro Presidente da Namíbia Dr Sam Nujoma na edificação dos laços de amizade e fraternidade entre as duas nações .
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Walvys Bay Corridor Group, Hipy Tjivikua, destacou a intenção de aprofundar a cooperação entre os portos do Lobito e do Walvis Bay Corridor através da troca de experiências entre as duas instituições face aos desafios futuros. Segundo Hippy Tjivikua, “é fundamental compreender a capacidade operacional do Porto do Lobito, pois isso facilitará a cooperação e o intercâmbio com o Porto namibiano de Walvis Bay”, acrescentou.
Hippy Tjivikua destacou que Angola e Namíbia estão conectadas somente por via rodoviária e enfatizou a importância de ambos os países vizinhos serem interligados por uma linha ferroviaria que una a Namíbia a Angola, a fim de facilitar as trocas comerciais. Além disso, expressou o interesse em colaborar para fortalecer os sectores de logística, promovendo a criação de novas rotas comerciais, ressaltando igualmente o papel significativo que os portos desempenham nesse contexto.
O responsável anunciou ainda que a Namíbia investiu de forma significativa na sua rede ferroviária, que já alcançou a região de Oshikango (Namíbia), bem perto de Santa Clara (Angola), e expressou grande expectativa de que as autoridades angolanas actuem na conexão dessa linha ferroviaria, buscando integrar uma das províncias de Angola ou, possivelmente, até Benguela.
“Estamos convencidos de que os nossos Governos continuarão a se empenhar para que esse objectivo se concretize rapidamente, garantindo benefícios para todos”, sublinhou.
A delegação da Namíbia visitou o Terminal Polivalente (carga geral e contentorizada) e o Terminal de Minério, onde verificaram a operacionalidade dos mesmos.
Os integrantes da comitiva expressaram a sua satisfação com o que foi apresentado e prometeram continuar a troca de experiências com o Porto do Lobito, visando um desenvolvimento sustentável para ambos os países, cientes dos desafios que terão pela frente.
O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, ressaltou a importância da troca de experiências e informou que em breve uma delegação do Porto do Lobito viajará para a Namíbia com o objectivo de conhecer mais sobre o Porto de Walvis Bay.
Participaram da visita, Administradores Executivos do Porto do Lobito e do CFB, e outros responsáveis
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO