EMBAIXADOR DO VIETNAME EM ANGOLA RESSALTA IMPORTÂNCIA DO PORTO DO LOBITO

30 Agosto, 2024

O embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Socialista do Vietname em Angola, Duong Chinh Chuc, destacou hoje, sexta-feira, 30 de agosto, no Lobito, província de Benguela, o compromisso das autoridades angolanas na recuperação e a importância do Porto do Lobito para o escoamento de produtos do seu país para Angola e para os países da SADC.

Durante a visita ao Porto do Lobito, onde foi recebido pelo Administrador para a área de Estratégia, Segurança, Ambiente, Tecnologia da Informação e Comunicação, Cristiano Sobrinho, representando o PCA, Celso Rosas, acompanhados pelos directores de segurança, António Lousa, do gabinete do PCA, Mateus de Carvalho, e o assessor Comercial e Marketing, Salomão Mário, o diplomata vietnamita expressou sua convicção de que o Porto do Lobito se tornará uma “Porta-Geral” num futuro próximo, não apenas para os países da região da SADC, mas também para outros continentes.

O diplomata destacou que o Porto do Lobito é “uma chave” significativa que precisa ser totalmente aproveitada e visitada.

Duong Chuc indicou que os empresários vietnamitas estão motivados para conhecer o Porto e desejam cooperar com a empresa para enviar produtos do Vietname para Angola, além de fomentar investimentos locais no comércio.

Mais adiante, o também Embaixador não residente nas Repúblicas do Congo, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Zâmbia e Congo Democrático, afirmou que após a VII Sessão da Comissão Bilateral Angola-Vietname, realizada de 26 a 28 de Março em Luanda, a avaliação é positiva em todos os aspectos, excepto no ramo comercial, e manifestou a necessidade de reforçar a cooperação comercial, destacando que as empresas vietnamitas desejam cooperar no sector do comércio e manter intercâmbio entre os dois países.

Duong Chuc explicou que a dificuldade reside no transporte de mercadorias, mas salientou a importância de criar um canal para o Porto do Lobito receber produtos do Vietname, observando que o Porto do Lobito é de grande dimensão, com capacidades e valências que devem ser aproveitadas e também admitiu que quando os empresários vietnamitas utilizarem o Porto do Lobito, será criado um grande mercado que beneficiará não apenas Angola, mas também outros países africanos.

O administrador Cristiano Sobrinho declarou que o Porto do Lobito é uma empresa pública acessível globalmente e está aberto a parceria com empresários do Vietname, e ressaltou que os empresários vietnamitas serão bem-vindos e têm a possibilidade de estabelecer uma cooperação ambiciosa e frutífera com o Porto do Lobito.

De acordo com Cristiano Sobrinho, os empresários do Vietname têm a oportunidade de aproveitar o corredor do Lobito para desenvolver grandes projectos de investimento no sector agrícola, onde possuem um alto grau de desenvolvimento, e garantiu que o uso desse corredor por empresários vietnamitas será benéfico para ambos os países.
Angola e Vietname estabeleceram laços diplomáticos em Novembro de 1975. Três anos depois, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação, que serviu como base para a criação de diversos protocolos nas áreas Social, Económica e Técnica-Científica.

Historicamente, as interacções entre as duas nações concentram-se nos sectores de Agricultura, Saúde, Educação e Comércio. Aproximadamente 20 empresas privadas do Vietname estão a operar em Angola.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.