- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
Uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, liderada por Victor Duarte, representante do FMI em Angola, e Barbara Momuer, constatou hoje (26/4) as capacidades técnicas e operacionais das infra-estruturas do Porto do Lobito, e gostaram do que viram.
Na sala de reunião da sede portuária, onde foram recebidos, pelo Presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, explicou que, por meio das concessões dos Terminais à África Global Logistics (AGL), concessionária do Terminal de Contentores e de Carga Geral (Terminal Polivalente) e à Lobito Atlantic Railway (LAR), concessionária do Terminal de Minério, a empresa prevê aumentar os níveis de produção e produtividade nos próximos 20 anos. “ Isso resultará em um aumento para 9 milhões de cargas gerais anuais, devido a um plano director desenvolvido pelo conselho”, disse.
O PCA Celso Rosas afirmou que “o Porto do Lobito está preparado para contribuir de forma significativa para a dinamização do corredor do Lobito”, e garantiu que o Conselho de Administração continuará a apostar na formação de seus funcionários no domínio das novas tecnologias, bem como na fiscalização contínua dos processos .
Tendo na ocasião, expressado a sua gratidão e felicitou a delegação pela aposta na elaboração de um plano de estudo para o Corredor do Lobito, com o objectivo de acelerar o desenvolvimento e diversificação económica através do programa “Diversifica Mais”.
Por sua vez, Bárbara Mommer, representante do Banco Mundial, destacou que o objectivo da visita era reconhecer o papel desempenhado pelo porto do Lobito na concretização do corredor do Lobito, através da sua capacidade técnica e infra-estrutural para atrair navios relevantes para a expansão das economias regionais.
Barbara Mommer assegurou que Banco Mundial continuará a financiar projectos que visam aumentar o valor das economias globais e garantir a sustentabilidade das gerações futuras, e revelou que a organização prevê investir mais de 300 milhões de dólares na elaboração de um Plano Director para o corredor do Lobito, que actualmente é uma referência na geopolítica mundial, no qual o mundo espera resultados positivos.
Além do PCA, estiveram presentes administradores executivos e directores de diversas aéreas.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.