- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
Mais de 100 crianças que frequentam o ensino primário nas escolas Dom Óscar Lino Braga e Mutu Yakevela, na cidade do Lobito, participaram, na amanhã desta sexta-feira, 15 de Março, de uma palestra sobre saúde oral nas crianças, promovida pela Clínica do Porto do Lobito, no âmbito das festividades do nonagésimo sexto aniversário da unidade portuária local, a comemorar-se no dia 24 deste mês.
Ministrada pelas médicas, Cheila Martins e Cristina Secunda, afectas a unidade de saúde do Porto do Lobito, a palestra visou sensibilizar e esclarecer os alunos dos referidos estabelecimentos de ensino, sobre a importância da saúde oral nas crianças a fim de se explicar os hábitos da saúde bucal, sempre como prioridade e como deve ser.
Cheila Martins e Cristina Secunda, especialistas em odontologia, realçaram a necessidade de as crianças terem muito cuidado com a higiene bucal, porque a boca é uma estrutura complexa, um ambiente vulnerável e propício ao aparecimento de bactérias, muitas delas naturais e importantes para o processo alimentar.
“É parte do sistema digestivo, onde se inicia o processamento dos alimentos pelo organismo, é composto por lábios, gengiva, língua, palato, bochecha e pelos 32 dentes de uma pessoa adulta”, explicaram.
As Odontólogas esclareceram que a responsabilidade básica cabe aos pais, que devem ajudar os filhos a cuidar dos dentes e criar bons hábitos de escovar, a fim de evitar cáries, desde muito cedo. Defendendo também que para cuidar da saúde bucal dos filhos, os pais também precisam oferecer a eles uma dieta saudável e equilibrada, com pouco açúcar e amido.
Os alunos presentes na palestra, expuseram as suas curiosidades sobre saúde oral, e que prontamente foram respondidas pelas palestrantes.
Já a Ana Arnaldo, subdirectora pedagógica da escola Mutu Yakevela, reconheceu e parabenizou o Porto do Lobito, especialmente a Clínica da empresa, por esta importante iniciativa, uma vez que “as nossas crianças saíram desta palestra com conhecimento que vale ouro em todas as suas vivências”, lembrando que foi um momento importante para debater mais sobre os cuidados com as crianças e sobre o acompanhamento dos pais na higiene dos filhos.
No final da palestra as crianças das duas escolas receberam na palestra kit com material de higiene bucal como escova e pasta de dentes, e as crianças manifestaram as suas satisfações.
Estiveram presentes a directora -geral da Clinica do Porto do Lobito, Mariana Wimbo, a directora Clínica, Irene Mafalda, e distintos funcionários da clínica desta unidade de saúde.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.