CELEBRADA MISSA DE ACÇÃO DE GRAÇA PELOS 96 ANOS DO PORTO DO LOBITO

1 Março, 2024

Para saudar os 96 anos do Porto do Lobito, que se assinala no próximo dia 24 deste mês, a Casa do pessoal do Porto do Lobito, acolheu, esta sexta-feira, 1 de Março, a missa de Acção de Graças celebrada pelo Padre Martinho Kavaia, Vigário Episcopal da Diocese de Benguela para o Clero, em representação de Dom António Francisco Jaka, Bispo da Diocese de Benguela, co-celebrada pelos Reverendos Padres Francisco Matias, pároco da Igreja Nossa Senhora da Arrabida da Restinga, e Esmeraldo Calelessa, da Igreja Sagrado Coração de Jesus da Zona Comercial.

Durante a homilia, o sacerdote pediu a todos os trabalhadores do Porto do Lobito que continuem a ajudar a desenvolver um Porto melhor. Martinho Kavaia é de opinião que nos 96 anos, o Porto do Lobito está a dar uma reviravolta para patamares que Angola quer para o alcance do seu desenvolvimento, lembrando que os 96 anos devem servir de reflexão da luta e conquistas que muitos trabalhadores aplicam e aplicaram para que a empresa se fortaleça cada vez mais.

Num ambiente testemunhado por várias personalidades, com realce para a 2ª Secretária Provincial do MPLA em Benguela, Rosalina Cassissa, o administrador adjunto do Lobito para a Área Social, Ernesto Carolócio, representantes da Polícia Nacional e das Forças Armadas, representantes das concessionárias AGL e LAR, autoridades tradicionais, o clérigo recordou e orou também pelos trabalhadores que muito fizeram para o Porto e que, hoje, por várias razões, partiram para a eternidade.

O Vigário Episcopal do Clero de Benguela, reforçou a importância de se cultivar o amor ao próximo, lembrando que “quando se cultiva o amor no local de trabalho aplica-se também a produtividade laboral”. Por isso, “felicitamos o conselho de administração, pela aposta na juventude e garantir as mudanças rumo ao desenvolvimento, porque o porto hoje é uma reserva da Economia Nacional. “ Não o deixemos cair”, aconselhou.

Entretanto, o Presidente do conselho de administração, Celso Rosas, afirmou que “a missa dos 96 anos que hoje celebramos marca o início de várias actividades programadas no mês do nosso aniversário”, reconhecendo que hoje estamos benzidos porque recebemos bem as palavras inspiradoras, e isso demostra a nossa união e comunhão com Deus”.

O gestor disse, por outro lado, que a única forma de manter a nossa gestão eficaz e organizada, foi sempre pelo respeito aos princípios religiosos, particularmente a aplicação do princípio do amor ao próximo”.

Participaram desta eucaristia de Acção de Graças, os administradores Executivos e Não- executivo do Porto do Lobito, directores de várias áreas, chefes de departamentos e sectores, secretárias e trabalhadores em geral.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTUTUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.