DELEGAÇÃO AMERICANA PARA PARCERIA GLOBAL E INVESTIMENTOS (PGI) VISITOU  PORTO DO LOBITO

15 Fevereiro, 2024

No âmbito da visita de constatação e investimento ao Corredor do Lobito, a Administração Norte-Americana fez, através da sua embaixada em Angola deslocar ao Porto do Lobito, uma delegação americana encabeçada pela assistente sénior e  representante do Programa Global e Infraestrutura do governo dos Estados Unidos da América, Danae Pauli.

A visita de  dois dias (12 e 13/2/24), enquadra-se na Parceria Global e investimentos, uma iniciativa lançada pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, visando mobilizar mais de 250 bilhões de USD,  que se destinam  a investimentos em África no sector das infraestruturas, energias renováveis, construção de estradas e digitalização. O Projecto  envolve a União Europeia, os EUA, e o Banco de Desenvolvimento Africano.

Danae Pauli e a sua comitiva, acompanhada pelo embaixador angolano, acreditado nos EUA, Agostinho Van Dunem, visitou demoradamente as instalações portuárias onde receberam explicações sobre o funcionamento dos terminais já concessionados e não só.

A representante do Programa Global disse sentir-se motivada em ver de perto o funcionamento do Porto do Lobito, “o mais falado e comentado nos últimos tempos pelos americanos”, afirmando que os seus terminais estão aptos para receberem cargas provenientes dos países abrangidos no projecto do Corredor do Lobito,  que podem impactar  as economias globais e trazer autossuficiência na economia angolana.

No primeiro dia (12/2) a delegação foi recebida pela PCA em exercício  do Porto do Lobito, Janeth Matana, com quem abordaram os objectivos da visita  e o desejo de constatar in loco o funcionamento desta importante Unidade Portuária, particularmente no que tange a sua capacidade técnica-operacional,o que de facto foi possivel no segundo dia da visita,em que foram acompanhados pelo Administrador executivo Joaquim Cristiano.

No final da visita, o embaixador angolano acreditado nos EUA, Agostinho Van-Dúnem disse que, objectivo da visita é de trazer  financiadores globais, de forma a constatar de perto as potencialidades que o Porto do Lobito possui em termos de infraestruturas e como poderão ajudar a diversificar as economias africanas, e, ao mesmo tempo, as globais.

Estiveram presentes os administradores de recursos humanos, Romão de Andrade, o administrador técnico, segurança e ambiente, Cristiano Sobrinho, entre outros responsáveis do Porto do Lobito.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.