- Por: Porto Lobito
- Porto do Lobito
- 0 Comentário
Pelo menos 1.246 toneladas de minério de cobre concentrado provenientes da República Democrática do Congo (RDC), que encontravam-se no terminal de contentores do Porto do Lobito, foram transportados para a China no dia 20 de janeiro, no navio M/V_MSC HELENA III, que escalou o Porto do Lobito no passado dia 19 do mesmo mês.
Este minério é do primeiro carregamento do comboio experimental que chegou ao Porto do Lobito a 31 de Dezembro último, sob os auspícios da concessionária Lobito Atlantic Railway (LAR). A mercadoria que permaneceu no recinto Portuario durante 16 dias, embarcou em 49 contentores para a República da China, como confirmou o director de operações do Porto do Lobito, Nicolau Neto.
Nicolau Neto, revelou ainda que no dia 06 de Janeiro deste ano, portanto, parqueou no Porto do Lobito o segundo comboio de 13 vagões carregando 260 volumes referente a 557 toneladas de minério de cobre concentrado e, no passado dia 19 de janeiro, chegou ao Porto 16 Vagões com 320 Volumes referente a 627,5 toneladas para consolidação em 27 contentores.
Note-se que a LAR pretende tornar-se numa rota ocidental mais rápida para o mercado de metais e minerais produzidos na RDC. A ferrovia estará ligada a um porto sem congestionamento no Lobito e representa uma nova e importante rota comercial entre o cinturão de cobre congolês e o Oceano Atlântico.
O consórcio Lobito Atlantic Railway é composto pelas empresas Trafigura, Vecturis e Mota Engil. Foi considerado vencedor do concurso internacional realizado na cidade ferro portuária do Lobito, província de Benguela, no passado dia 4 de Novembro de 2022 e vai gerir o Corredor do Lobito por 30 anos.
A linha ferroviária melhorada contribuirá também para trazer bens e recursos vitais para a região e apoiará o desenvolvimento empresarial e a actividade comercial.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.