A revelação foi manifestada pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, durante os cumprimentos de ano novo nesta segunda-feira, 08 de janeiro.
Apesar de registar um aumento de navios na ordem de 7, 57% comparativamente ao ano económico 2022, houve uma redução de cargas na ordem de 14,90% em relação ao ano de 2022. Relativamente ao número de contentores, movimentaram-se 13.432 em 2023 face aos 17.700 em 2022, prefazendo uma diferença negativa de 24,11%.
O Conclave que decorreu na Casa do Pessoal do Porto do Lobito, abordou entre outros assuntos o balanço e resultados económicos e desafios para o presente ano.
Na ocasião, o PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, revelou “que a divida de clientes do porto do Lobito continua bastante alta,cifrando-se em trinta e dois mil milhões de kwanzas o que implicará em 2024 uma ofensiva redobrada no sentido de se inverter a situação.
O PCA do Porto do Lobito informou por outro lado aos presentes que em 2023 o Porto do Lobito teve um proveito de 13 860 419 629,47(treze Mil Milhões, oitocentos e sessenta Milhões, quatrocentos e Dezanove Mil, seiscentos e vinte e nove Kwanzas e quarenta e sete cêntimos), resultante das prestações de serviços portuários.
Comparando com ano de 2022, registou-se uma diminuição na ordem de 5,72% ou seja no ano de 2022, segundo o PCA Celso Rosas a instituição que dirige havia arrecadado 14 702 520 721(catorze mil Milhões,setecentos e dois Milhões quinhentos e vinte Mil e setecentos e vinte e um kwanzas).
A redução de acordo com o PCA, tem como principal factor, o impacto do Novo Tarifário Portuário, a oscilação da moeda, bem como a conjuntura internacional, que afectou o comércio marítimo mundial. No entanto, acrescentou, “o meu conselho de administração não deixou de cumprir com as suas obrigações, pagando solários e os respectivos subsídios, amortizando as dividas com fornecedores e parceiros em mais de seiscentos milhões de kwanzas.
Segundo PCA celso Rosas, “o ano de 2023 foi um ano de muito trabalho e muitos desafios, um dos grandes desafios de sua administração consistiu em elevar a competividade do porto, a fim de equiparar os nosso serviços aos das empresas concorrentes, e para cumprir tal desiderato, o conselho de administração tem apostado fortemente na formação e capacitação dos trabalhadores e na recuperação dos equipamentos, bem como na melhoria das condições de trabalho”.
Quanto a formação de quadros, de acordo com o PCA, “mais de seicentos trabalhadores beneficiaram de formações continuas em todos os dominios e a todos os niveis de forma a elevar a capacidade técnica e operacional dos trabalhadores.
Já no desporto o PCA Celso Rosas, afirmou, “que a Casa do Pessoal do Porto do Lobito tem jogado um papel importante na inclusão dos Jovens contribuindo para a promoção de habilidades pessoais, para o aprofundamento da consciência humana em relação aos valores morais e atua como uma ferramenta que contribui para a integração social´´.
A cerimónia de cumprimentos de ano novo contou com a presença do administrador Técnico, Segurança e Ambiente, Cristiano Sobrinho, administradora Comercial Janeth Matana, administradora Financeira, Maria Madalena, administrador dos Recursos Humanos, Romão de Andrade e o administrador não executivo, António Calianguila, e distintos directores e convidados .
Ja no final, ouviram-se muitos aplausos e sentiu-se profunda solidariedade dos trabalhadores que através de uma mensagem lida comprometeram-se em continuar aplicar as boas práticas de gestão e manterem-se fieis a visão misão e objectivos da empresa portuária do Lobito.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO PORTO DO LOBITO.