AGL ‘INSPECCIONA’ TERMINAL POLIVALENTE DO PORTO DO LOBITO

28 Dezembro, 2023

Uma delegação da África Global Logistics liderada pelo seu director técnico, Pascal Leudiere, visitou nesta quarta-feira, 20 de dezembro, o Porto do Lobito. É a primeira visita de constatação dos executivos desta empresa, depois da assinatura do contrato de concessão do terminal polivalente no passado dia 11 de Dezembro.

A comitiva foi recebida pelo PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, que disse sentir-se feliz por receber ilustres visitantes da Africa Global Logistics (AGL). “Sentimo-nos felizes por receber-vos mais uma vez em nossa casa, por sinal a vossa primeira visita de constatação técnica do terminal, que hoje é também vossa casa, na certeza de caminharmos juntos num projecto tão esperado pelo Executivo Angolano que é o Corredor do Lobito , referiu o PCA.
Depois de ouvir as explicações dos progressos técnicos registados no terminal, Pascal Leudiere e a sua delegação, partiram para uma visita guiada ao local, para constatação dos equipamentos portuários afectos ao terminal concessionado.


A concessão terá um período de 20 anos.
A AGL é detida pelo Grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), que está presente em 49 países. Opera 21 concessões portuárias, sendo que 17 são terminais de contentores, sete terminais Ro-Ro e dois terminais de produtos florestais, e duas concessões ferroviárias nos Camarões (Comrail) e na ligação Costa do Marfim e Burkina Faso (Sitorail).

A nova entidade gestora vai efectuar um pagamento ao Estado Angolano na ordem de USD 115 milhões, dos quais USD 80 milhões com a assinatura do Contrato de Concessão, igualmente, deverá executar um plano de investimentos num valor superior a USD 100 milhões a realizar ao longo dos 20 anos da concessão. É também obrigado a manter os postos de trabalho e implementar um plano de treino e formação, visando, em especial, garantir a formação e capacitação dos trabalhadores nacionais afectos ao terminal, bem como a inserção de quadros angolanos de nível médio e superior conforme a legislação em vigor sobre investimento privado e fomento do trabalho nacional.

Considerando a importância geo-estratégica do Porto do Lobito, o Executivo envidou esforços no Sentido de alcançar a melhor proposta possível para a concessão do terminal, apresentada por uma empresa com experiência internacionalmente comprovada e reconhecida idoneidade, esperando, com a referida concessão, dinamizar a produtividade do terminal e contribuir para o crescimento sustentável da região.