O Presidente da Mesa da Assembleia da APANG, Manuel Nazareth, disse, nesta quarta-feira, no Lobito que a expansão da rede de estardas, e cominhos de ferro, assim como a remoção de barreiras desnecessárias devem ser as respostas para a promoção da competitividade dos corredores de transportes do País.
As declarações de Manuel Nazareth Neto, que no certame representou o Presidente da APANG, Alberto Bengui, foram prestadas durante a 4ª Mesa Redonda da Associação dos Portos de Angola (APANG), que decorre nesta cidade sob o tema: “A importância dos Corredores no Crescimento dos Portos na Economia Nacional”.
O responsável afirmou que um sistema eficiente é uma condição imprescindível para o crescimento económico e o desenvolvimento harmonioso de qualquer geografia, não só pelo seu papel na dinamização dos processos económicos, mas também, e sobretudo, como facilitador da integração desse território com o exterior.
De acordo com Manuel Nazareth Neto, no caso particular da economia nacional, em virtude da sua localização privilegiada a nível da região, o nosso país sempre se posicionou como um player relevante na prestação de serviços de logística e transportes através dos seus corredores aos países do hinterland, os land-lovked-countries.
Quanto ao impacto e importância para a economia nacional, referiu que as infra-estruturas de transporte têm merecido uma especial atenção do Executivo, que tem feito avultados investimentos com o objectivo de dotar o país, e a economia em especial, de mais competitividade.
“Se quisermos voltar a ter o papel que tivemos a nível do transporte ferro portuário, é necessário que se reflicta se tome decisões no sentido de promover a competitividade dos nossos corredores ”, acrescentou.
No entender de Nazareth Neto, num sector em que as palavras-chave são a eficiência, celeridade, conectividade e, cada vez mais, simplificação de procedimentos, compete aos Portos oferecer soluções integradas aos seus clientes potenciando a fiabilidade do serviço prestado, uma vez que os portos enquanto clusters de transporte, energéticos, industriais e da economia azul, acrescentam valor, de forma determinante, à economia e à sociedade em geral, estando ao serviço das cidades/ comunidades onde se encontram.
O responsável realçou ainda a necessidade de se observar com urgência o processo evolutivo da Janela única Portuária (JUP) para a Janela única Logística, a fim de abranger outros modos de transportes (ferrovia e rodovia) com vista a aumentar a eficiência e eficácia das operações de toda cadeia Logística.
Note-se que as boas-vindas foram dadas pelo administrador do Lobito Evaristo Calopa Mário que, na ocasião, realçou o facto da cidade do Lobito ter acolhido mais uma vez a realização da 4ª Mesa Redonda da APANG, depois de ter testemunhado, a semana passada, o acordo tripartido entre Angola, RDC e Zâmbia, que criou a Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito.
Participam da Mesa Redonda, as delegações dos Portos do Lobito, Namibe, Luanda, Soyo, Cabinda e Amboim.
2Comentário