O desempenho do Porto do Lobito, em termos de navios subiu vertiginosamente nesta quadra festiva de forma jamais vista nos últimos tempos, com a chegada de mais embarcações de longo curso com mais de 170 metros de cumprimento.
O Director das Operações Portuárias, Comandante Luís Santana, disse ser um caso inédito jamais visto nos últimos anos, ao acostarem no cais 4 embarcações de longo curso com mercadorias diversas a bordo, incluindo produtos de cesta básica.
Por exemplo o navio RACCON que acaba de atracar nesta segunda-feira, 26/12, traz a bordo cinco mil toneladas de arroz em sacaria e dez mil toneladas em big Beg’s destinadas ao Entreposto Aduaneiro.
Luís Santana estima que o fluxo mercantil satisfatório que se verifica nesta quadra festiva é sinal visível de que os importadores começam a acreditar ainda mais no Porto do Lobito e disse esperar ver um grande aumento no número de navios no ano de 2023, já que o Porto do Lobito é uma peça fundamental no contexto e alinhamento com o Corredor do Lobito.
Já o Inspector do Departamento de Gestão Portuária, Paulo Gonçalves Sampaio, confirma enfrentar um cais completamente cheio, com os 4 navios a marcar o movimento de descarga de trigo a granel, arroz e contentores. O Recurso a estiva privada é inevitável neste momento de intenso movimento de descarga.
De referir que estão acostados no cais do Porto do Lobito quatro embarcações de longo curso e um navio da sonangol com combustíveis líquidos, perfazendo um total de cinco ao mesmo tempo, tráfego de navios jamais visto nos últimos tempos.