PORTO DO LOBITO LANÇA LIVRO SOBRE SUA HISTÓRIA

15 Novembro, 2022

Um livro sobre o percurso histórico do Porto do Lobito durante os 94 anos de existência foi lançado nesta quinta-feira, 10 de Novembro, no pavilhão gimnodesportivo da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, pelo Conselho de Administração desta unidade portuária, no âmbito do 47º aniversário da independência de Angola que se celebra amanhã dia 11 de de Novembro.

Livro com mais de 200 páginas repletas de histórias narradas, em muitos casos, na primeira pessoa por várias figuras emblemáticas que directamente estiveram (e estão) ligadas ao desenvolvimento da empresa portuária, particularmente reformados com artigos, para que as gerações vindouras possam ter conhecimento do percurso da instituição.

A obra intitulada “Nós, o Porto do Lobito-Ontem, Hoje e Amanhã”, destaca também dois períodos distintos do desenvolvimento da empresa, sendo que o primeiro, compreende o período colonial, desde a origem e a criação do Porto, até 1975. O segundo, descreve o período contemporâneo, pós-independência, caracterizado por grandes desafios, que poderão ser descortinados ao longo da leitura do texto narrativo.

No livro que se configura num verdadeiro manual de história, o Conselho de Administração presta igualmente tributo às várias lideranças que passaram pela empresa ao longo dos anos, particularmente no período contemporâneo, com destaque para as figuras ligadas às Direcções-Gerais, numa primeira instância, e posteriormente aos Conselhos de Administração.

A ambição de transformar o actual modelo de Porto operador em Porto senhorio, as reais implicações no desenvolvimento da cidade do Lobito, do Corredor do Lobito, do CFB, o impacto director na economia local, regional e até mesmo internacional, bem como dados estatísticos, são também descritos na referida obra.

Em mensagem, o Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu destacou que o livro como “uma assinalável iniciativa que retrata o passado da nossa instituição, grava neste instrumento impresso e inscreve as nossas expectativas actuais e futuras sobre o papel imprescindível deste empreendimento na região do Lobito para a economia nacional, regional e global”.

Segundo o Ministro, a história espelhada nestas páginas confirmam o engajamento que durante várias décadas, várias centenas de homens e mulheres, historicamente se empenharam para o engrandecimento deste Porto, para que hoje tivesse uma honrada história convertida em livro. “E para todos eles o nosso Profundo agradecimento”, disse o governante.

O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, considerou o livro como uma ferramenta de extrema importância para quem pretende conhecer melhor o Porto do Lobito desde a sua construção até aos dias de hoje, e por representar um elemento indissociável na formação integral do homem.

Celso Rosas fez saber que a partir de hoje, os trabalhadores do Porto, a comunidade portuária e o público em geral dispõem de uma obra que servirá de consulta dos principais registos sobre o funcionamento do Porto durante os 94 anos de existência.
Esta edição conta numa primeira fase com mil exemplares e teve o contributo dos funcionários para a sua elaboração, coordenados por uma comissão criada para a sua elaboração.

Prestigiaram o lançamento do livro, várias personalidades com particular destaque para Paula Araújo, representante do Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, O Administrador do Lobito, Evaristo Kalopa Mário, em representação do Governador de Benguela, Luís Nunes, a directora Provincial dos Transportes, Kátia Cachuco, entidades religiosas e representantes de várias instituições do ensino superior da Província de Benguela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *