JANELA ÚNICA PORTUÁRIA IMPLEMENTADA NO PORTO DO LOBITO

26 Setembro, 2022

O Porto do Lobito implementou hoje, 23 de Setembro a Janela Única Portuária – JUP II Lobito, uma plataforma digital lançada com objectivo de tornar mais célere a actividade comercial, visando facilitar a tramitação de todos o operadores desta unidade portuária.

A boa nova foi anunciada pelo coordenador do Projector JUP, Massoxi Walter Bernardo, durante a apresentação do balanço dos cinco dias de trabalho efectuado na Empresa Portuária do Lobito, ao Conselho de Administração, visando a implementação da Janela Única Portuária (JUP).

Inserida no programa de transformação digital do Sector Portuário e Logístico em curso no País, visa, dentre outras valências, aumentar a eficiência do Porto do Lobito, assegurar maior fluidez da informação entre os agentes económicos que actuam no sector portuário e logístico da região centro/ sul e não só, simplificar e desmaterializar os processos e procedimentos, bem como reduzir o tempo e custos de carga e descarga de mercadorias.

O presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, disse na ocasião que a JUP II Lobito vai permitir maior celeridade e mais segurança no tratamento de todos documentos relativos aos despachos.

Celso Rosas acredita ser este “um grande ganho” para toda comunidade portuária, clientes e parceiros, bem como para o País, porque vai contribuir para a elevação do bom nome, da imagem e do prestígio desta unidade portuária.

O Gestor destacou que, quando “nós falamos de um Porto Seguro não é apenas no domínio das águas, ao CCTV e nos meios de apoio à navegação marítima”, mas, adiantou, é também e sobretudo no tratamento dos dados com base no processo tecnológico de informação, que no Porto do Lobito tendem a ser mais seguros e robustos. Portanto, disse, “estamos no bom caminho para consolidar a sua posição em Angola e no mundo”.

Mais adiante, Celso Rosas, asseverou que “nós estamos a trabalhar arduamente para sermos um Porto de referência, prestando bons serviços, eficiente e eficaz, por isso continuamos a apostar no factor humano, com acções de formação nos vários domínios e a todos os níveis”.

Por seu turno, o director do Gabinete de Tecnologias de Informação Emanuel Domingos, acresce que, um outro ganho é a desmaterialização dos processos administrativos e completo rastreio das mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *