O Navio patrulha oceânico da Marinha de Guerra portuguesa NRP “SETUBAL”, que se encontra em Angola para o reforço da cooperação naval entre Portugal e Angola, no âmbito de treinos conjuntos, formação e desenvolvimento de acções mútuas no domínio militar atracou na manhã desta terça-feira (20.4.2021) no Porto do Lobito.
O NRP “Setúbal” é uma embarcação essencialmente para operações de autoridade de Estado no mar e está equipado com o controlo e fiscalização da pesca e conta também com pessoal com formação e reforço a nível de equipas de abordagem.
De acordo com o capitão-de-fragata, Artur Jorge Martins Dias Marques, a embarcação, com 60 tripulantes a bordo, o apoio à cooperação e trabalho conjunto que há muitos anos vêm assumindo com Angola, cinge-se na colaboração, treino, formação e desenvolvimento mútuo quer dos militares angolanos quer dos militares portugueses.
O Capitão-de-fragata, que manteve um breve encontro com o Capitão do Porto do Lobito, Henrique da Conceição, informou também que a tripulação do NRP “Setúbal” já desenvolveu acções com o grupo especial de fuzileiros da base do Ambriz, designadamente treinos conjuntos a nível de assaltos a navios, operações de embarcações miúdas, equipas de abordagem, revista de compartimentos, entre outras.
No Lobito, o NRP “Setúbal”, que saiu de Lisboa no dia 1 de Março, com passagens na Guiné-bissau, Cabo-Verde, Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, permanecerá durante quatro dias, e tem agendado a sua chegada a Lisboa para o próximo dia 30 de Maio, com passagens previstas para São Tomé e Príncipe, Nigéria, Gana, Cabo Verde.
Ainda Hoje, o capitão-de-fragata será recebido pelo administrador municipal do Lobito, Carlos Vasconcelos.