A Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, afirmou esta Segunda-feira, 22 de Março, que o Porto do Lobito desempenha um papel muito forte para o desenvolvimento económico de Benguela e do país.
A representante, da ONU assegurou que está em preparação a elaboração de um projecto integrado do sistema das Nações Unidas para o desenvolvimento do corredor Luanda/Lobito, para o qual a empresa portuária é fundamental.
Zahira Virani destacou a responsabilidade do porto no Combate a corrupção, protecção do meio ambiente, dos direitos humanos e dos trabalhadores, como membro do pacto global da ONU.
Neste sentido o PCA da empresa, Celso Rosas, disse estarem em curso várias acções no âmbito do referido pacto.
O PCA informou a coordenadora residente sobre os projectos que estão implementados no quadro do plano de desenvolvimento da empresa com maior destaque para o projecto de concessão dos terminais que Zahira Virani teve a oportunidade de visitar.
Benguela é a primeira província visitada pela representante da ONU desde que foi nomeada ao cargo pelo Secretário-Geral, António Guterres tendo visitado projectos das Nações Unidas.