Benguela disse adeus – e multiplicou-se em agradecimentos – na derradeira despedida ao Ex-Presidente do Conselho de Administração da Empresa portuária do Lobito, Anapaz de Jesus Neto, falecido a 12 de Fevereiro do corrente ano, em Johannesburg, República da África do Sul, aos 64 anos. O corpo do antigo PCA repousa agora no Cemitério da Camunda, em Benguela, depois de várias horas de homenagens públicas.
No velório realizado na Casa Pessoal do Porto do Lobito, antes da urna rumar em cortejo até ao Cemitério, o Ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, acompanhado da sua esposa, rendeu a última homenagem e transmitiu os sentimentos de condolência à família do malogrado. Foram também transmitidas várias mensagens, das quais destacamos as da Presidência da República de Angola, do Governo de Benguela, da Administração do Lobito, do Comité Municipal do MPLA.
Na cerimónia fúnebre estiveram ainda o Governador da Província de Benguela, Rui Falcão Pinto de Andadre, O Vice- governador, Leopoldo Muhongo, o director do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), Victor de Carvalho, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuário do Lobito, Agostinho Estevão Felizardo, Magistrados Judiciais, o Administrador do Município do Lobito, Nelson Joaquim da Conceição, para além de, entre outros, Oficiais do Exército, familiares, amigos e empresários.
No cemitério, foram igualmente feitas intervenções do Ministério dos Transportes, da Família, dos Amigos bem como do Elogio Fúnebre do Conselho de Administração do Porto do Lobito.